
No último domingo, 27 de abril de 2025, a Paróquia São Francisco Xavier, em Cambé (PR), sediou o Encontro da Comissão Regional da Pastoral Familiar da CNBB Regional Sul 2, reunindo representantes das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Londrina: Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Apucarana. O evento, que contou com mais de 300 participantes, foi marcado por momentos de espiritualidade, formação e partilha entre os agentes pastorais.
A celebração eucarística de abertura foi presidida por dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2. Em sua homilia, dom Geremias destacou a importância da perseverança na missão evangelizadora junto às famílias, reconhecendo nelas a “Igreja doméstica” e fundamento da vida cristã.
O encontro também contou com a presença do assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Paraná, padre Glauco de Camargo Pinto, e dos padres assessores diocesanos padre Nelson de Oliveira (Apucarana) e padre Wilson Antonio Marciano (Londrina), que contribuíram com reflexões e acompanhamento espiritual ao longo do dia.
O casal coordenador regional da Pastoral Familiar, Cloves e Milene Angeleli, deu as boas-vindas aos participantes, apresentou a equipe regional e os coordenadores diocesanos, além de compartilhar uma mensagem enviada por dom Carlos José de Oliveira, bispo de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná. Na mensagem, dom Carlos reforçou o chamado missionário da pastoral: “Nossa missão é anunciar com alegria e criatividade, em sintonia com as diretrizes da Igreja, alcançando todas as realidades das famílias em nossas paróquias, acolhendo-as sem qualquer pré-julgamento”.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados aos setores da Pastoral Familiar:
- Setor Pré-Matrimônio: Gabriel e Patrícia Arrabal Gil enfatizaram a importância da preparação personalizada para o sacramento do matrimônio, onde um casal de agentes acompanha um casal de noivos, promovendo uma formação mais próxima e eficaz.
- Setor Pós-Matrimônio: Hélio e Cintia Dalfovo trabalharam os verbos “acolher, acompanhar e integrar”, inspirados na Evangelii Gaudium, como caminhos pastorais junto aos casais recém-casados.
- Setor Casos Especiais: Abdias Abrantes Neto refletiu sobre o acolhimento a pessoas em nova união, em situações de dependência, depressão, perdas, viuvez e temas ligados à sexualidade humana, reafirmando o compromisso de integrar a todos com caridade e verdade.
- Serviço à Vida: : Jeandré e Suelen Castelon incentivaram os agentes a promoverem ações concretas em defesa da vida, como a celebração do Dia do Nascituro, Semana Nacional da Vida e a participação nos Conselhos Municipais.
- Núcleo de Formação e Espiritualidade: Admilson e Angelina Mesquita, representando o casal Paulo e Clarice Silva, coordenadores regionais do INAPAF – Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar, apresentaram os diversos formatos da Escola de Formação de Agentes, que oferece formação não apenas para a Pastoral Familiar, mas também para o Ensino Religioso e outras áreas de evangelização em nível nacional.
O encontro também proporcionou momentos de oração, partilha fraterna e reflexão coletiva. Um dos destaques foi a apresentação das prioridades pastorais estabelecidas nas assembleias regionais de Cornélio Procópio (2016), Cascavel (2019) e Umuarama (2022), com encaminhamentos práticos já em vista da próxima Assembleia Regional da Pastoral Familiar, prevista para o final de 2025, na Província de Curitiba.










Um momento especial do encontro foi a participação do casal Fernando e Patrícia, representantes do Movimento Familiar Cristão (MFC), que apresentaram aos participantes a proposta e a metodologia do MFC, ressaltando sua inserção paroquial e o carisma de formação e missão junto às famílias.
A Comissão Regional agradeceu de modo especial aos agentes da Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco Xavier, que, com dedicação, cuidaram da ambientação e da alimentação de todos os participantes. O encontro contou ainda com a coordenação do casal Agnaldo Marcelo Guiato e Gislane do Socorro Cabeças, coordenadores da Província de Londrina, e do casal Laercio Jonas e Kassandra Jonas, coordenadores da arquidiocese de Londrina, que conduziram com zelo a organização do evento.
Inspirados pelas palavras do Papa Francisco – “caminhar sem cessar” –, os participantes encerraram o encontro com renovado ardor missionário, motivados a dar continuidade ao trabalho evangelizador junto às famílias em suas respectivas dioceses. A jornada vivida em Cambé revelou-se um forte sinal de sinodalidade, esperança e compromisso com o serviço às famílias, alicerces vivos da Igreja e da sociedade.
– FONTE: CNBB SUL 2.