Na manhã de domingo, 9 de fevereiro, todos bispos do Paraná, que estiveram reunidos em Arapongas (PR) para sua primeira assembleia do ano e participaram da Celebração Solene dos 60 anos de criação da Diocese de Apucarana (PR), juntamente com a 6ª Romaria Diocesana a Nossa Senhora de Lourdes.

Com início no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana, a celebração contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, que lotaram o ginásio e as ruas no seu entorno. Presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; ladeado pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira; e pelo arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; a celebração iniciou com o rito de instalação da Basílica Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a bênção dos símbolos da dignidade basilical: a Umbrela, símbolo da especial ligação da Nova Basílica com o Santo Padre o Papa; o Tintinabulo, com a Padroeira e o brasão da nova basílica; e a Virga Rubra, para a condução das procissões na nova basílica.
Em seguida, teve início a Santa Missa, que foi concelebrada por todos os demais bispos, inúmeros padres diocesanos e religiosos e diáconos permanentes. Após a missa, todos seguiram em procissão até a Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, para onde foram levados os símbolos e o núncio concedeu a bênção papal, com a concessão da indulgência plenária.
Em sua homilia, dom Giambattista afirmou que cada vez que lemos um trecho do Evangelho, acontece o mesmo que aconteceu à Mãe de Deus.
“Quando dizemos: “que se realize em mim essa Palavra”, a Palavra cumpre a sua promessa”, disse ele. E depois, questionou: “De que forma estamos lendo o Evangelho?”, advertindo que, se não for da forma correta, é inútil lê-lo. “Cada vez que lemos o Evangelho, acontece aquela comunicação entre Deus e nós que aqui é narrada. Portanto, este relato serve de introdução à Salvação”, finalizou o núncio.
dom Giambattista, núncio apostólico.











Bispos comentaram sobre a celebração
Momentos antes da celebração, dom Carlos José, expressou sua alegria pela grandiosidade do momento vivido pela Igreja Particular de Apucarana. “Com alegria, vemos a realização da nossa 6ª Romaria, engrandecida com a presença do núncio apostólico e de todos os bispos do Paraná. É motivo de intensa alegria, de estarmos com o coração feliz, alegre, aberto à graça de Deus para vivermos essa romaria e louvarmos a Deus pelos 60 anos da nossa amada diocese de Apucarana”, declarou.
A participação do episcopado paranaense fortaleceu ainda mais a unidade da Igreja no estado. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, destacou a importância histórica da diocese de Apucarana e seu legado pastoral. “Nós estamos aqui com muita alegria, o episcopado de todo o nosso Regional Sul 2, participando dessa romaria, celebrando os 60 anos da diocese de Apucarana. Essa Igreja tem lindas tradições, um trabalho já bastante solidificado e é uma presença constante, importante e sempre esclarecedora no contexto do Regional Sul 2. Quero ressaltar o trabalho importantíssimo na área da liturgia, da organização social, da organização das comunidades, o diaconato permanente, que por aqui foi implantado, deixando verdadeiras marcas na história da Igreja no Paraná e na caminhada do povo de Deus”, afirmou o arcebispo.
O bispo de Guarapuava e vice-presidente do Regional Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, também enfatizou a comunhão entre os bispos do Paraná e a importância desse momento para a Igreja. “Estamos iniciando a nossa Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 e é uma grande alegria estarmos todos reunidos em ação de graças ao Senhor por essa caminhada, sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes. É a unidade, é a sinodalidade da Igreja, e assim queremos continuar, unidos entre nós e com o Papa Francisco, proclamando a alegria do Evangelho na beleza da evangelização”, destacou Dom Amilton.
Confira a fala completa dos bispos:
A celebração marcou um momento histórico para a diocese de Apucarana, reforçando a fé, a unidade e a missão evangelizadora dessa Igreja Particular, que há seis décadas comunica e testemunha o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do norte paranaense.
– FONTE: CNBB REGIONAL SUL 2, por Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2.