“Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!” (Lc 8,11)

Reunidos em Joaquim Távora, no dia 16 de julho de 2023, na Paróquia São Sebastião, aconteceu a Formação de Animação Missionária dos Decanatos de Ibaiti e Santo Antônio da Platina para os integrantes do COMIPA/IAM/GR.
O encontro iniciou às 13h com as boas-vindas do pároco, padre Valdinei Antonio Rosa, que acolheu os participantes e conduziu a oração inicial. Em seguida, o padre Rubens Lopes Coelho, de Tomazina, apresentou o ‘Plano Diocesano de Pastoral Paroquial (2019 a 2025)’ dando destaque aos 4 pilares (Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária); enfatizou o 4º Pilar que é a Ação Missionária que caminha a igreja e destacou a importância da evangelização; que somos todos batizados e todo batizado é um missionário, e por isso precisamos estar atentos aos apelos do evangelho e colocar em prática tudo o que Jesus nos pede. Durante sua fala, padre Rubens mencionou “que somos uma comunidade em saída, somos uma igreja missionária e acolhedora e que devemos ser Igreja onde estivemos em todos os âmbitos sem distinção de movimentos e Pastorais”.
Em continuidade ao encontro, a coordenadora diocesana, Maria Luíza Colleti Podanosqui, explanou sobre o ‘Programa Missionário Nacional’ (Batizados e Enviados) baseado nas Diretrizes Gerais do Conselho Missionário, onde destacou que somos todos batizados e enviados e precisamos ser igrejas e igrejas verdadeiras de Cristo Jesus. A missão é de Deus, nós somos enviados (Ide e fazei novos discípulos), por isso temos que estar atentos aos sinais de Deus em nossa vida. O programa Missionário propõe a todos os batizados o ver, iluminar e o agir sendo Luz na vida do outro.
Durante o encontro, a jovem e assessora Victoria Perez, da Infância Missionária de Andirá, apresentou os objetivos e a metodologia da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e do trabalho que é realizado em nossa Diocese, onde criança evangeliza criança. Trabalho este que vem sendo destaque e exemplo no âmbito nacional. Victoria destacou o carisma da IAM – Oração, Sacrifício e Solidariedade – que motivam as crianças a participarem dos encontros com amor. Destacou a importância dos pais que ajudam no trabalho de evangelização dos filhos e que juntos conseguem levar a palavra de Deus aos pequenos.
Ao final do dia, padre Rubens Lopes Coelho e padre Valdinei Antônio Rosa concluíram o encontro destacando a importância da missão de ser Igreja e propuseram uma ação concreta nas paróquias junto aos Padres, movimentos e pastorais para que todos se unam e trabalhem no mesmo objetivo de evangelizar a todos.





– Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).