Santa Sé
CNBB
cnbb sul 2
sexta-feira, 9 maio, 2025
Sem resultados
Veja todos
MITRA DIOCESANA DE JACAREZINHO
  • Início
  • Diocese
    • A Diocese
    • O Brasão
    • História
    • Bispos da Diocese
    • Organização Diocesana
    • Comunicados do Bispo
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Padres em Missão e Formação
    • Necrológico Diocesano
    • Mapa Diocesano
    • Santuários
  • Evangelização
    • Pastorais
    • Movimentos
    • Organismos
    • Seminários e Casas
    • Institutos Religiosos e Seculares
    • Rádios, Comunidades, Museu e Capelanias
  • Paróquias
  • Notícias
  • Agenda
  • Contato
  • Início
  • Diocese
    • A Diocese
    • O Brasão
    • História
    • Bispos da Diocese
    • Organização Diocesana
    • Comunicados do Bispo
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Padres em Missão e Formação
    • Necrológico Diocesano
    • Mapa Diocesano
    • Santuários
  • Evangelização
    • Pastorais
    • Movimentos
    • Organismos
    • Seminários e Casas
    • Institutos Religiosos e Seculares
    • Rádios, Comunidades, Museu e Capelanias
  • Paróquias
  • Notícias
  • Agenda
  • Contato
Sem resultados
Veja todos
MITRA DIOCESANA DE JACAREZINHO
Sem resultados
Veja todos

IAM entrega seu histórico de 25 anos ao bispo diocesano

04/05/2023
em IAM
A A

No dia dia 18 de abril de 2023, a coordenadora diocesana da IAM – Infância e Adolescência Missionária, Luciane Pereira Lima, se reuniu com o bispo diocesano, dom Antonio Braz Benevente e com o coordenador da Ação Evangelizadora da diocese, padre Marcelo Gonçalves Mendes, para entregar o Histórico dos Vinte e Cinco Anos de existência da IAM na diocese de Jacarezinho.

Aproveitando esse momento, também foi abençoada a vela dos 180 anos desta Pontifícia Obra Missionária. A vela irá peregrinar pelos grupos da IAM por todas as paróquias da diocese onde possui os trabalhos missionários deste organismo.

25 ANOS DE HISTÓRIA NA DIOCESE DE JACAREZINHO (1998-2023)

A História da IAM – Infância e Adolescência Missionária tem por objetivo resgatar, desde sua implantação até os dias de hoje, o seu carisma; mostrar os trabalhos realizados por cada grupo, cada criança e também a importância dê atuação que o grupo tem nas paróquias e principalmente na diocese. Apresentar o resultado positivo que trouxe motivação as outras paróquias, as famílias e principalmente as crianças e adolescentes que construíram e vêm construindo essa história aqui
na diocese de Jacarezinho.

A primeira inspiração deu-se no ano de 1996, com as aulas de Missiologia ministradas pelo padre verbita, Fabiano Kachel SVD, no curso de Teologia do Seminário Maior ‘Divino Mestre’, quando o então seminarista, Silvio Marcos Pawak, concluía o curso de Teologia. Diante do fervor do padre Fabiano Kachel pela IAM, esse se interessou em conhecer melhor o projeto das POM – Pontifícias Obras Missionárias. Em 1997, tendo sido ordenado diácono, Silvio foi fazer seu trabalho pastoral na cidade de Andirá-PR, na Paróquia São Sebastião e iniciou, a título de experiência, o trabalho com as primeiras 12 crianças. Enhajoum tambpem, alguns jovens da paróquia que, na época, participavam do grupo da Pastoral da Juventude (JUCAM), entre eles: Denilson Alves Rita; sua esposa, Eliana Aparecida Gonçalves Vieira e Daniel Alves.

No período de 20 a 24 de agosto de 1997, o agora já padre Silvio, juntamente de Denilson, Eliana e Daniel, participaram do ‘EFAIM 1° Nível – Encontro de Formação de Animadores da Infância Missionária’, nas dependências do Instituto Salette, em Curitiba. Este curso foi promovido pelas POM, da CNBB, tendo como diretor nacional das POM, padre João Panazzolo e cordenadora da dimensão missionária da CNBB, a Ir. Neiva Sampaio. Este curso deu um novo impulso para o trabalho em todo o Paraná. Após o retorno dos participantes, iniciou-se na diocese de Jacarezinho o projeto de repasse do Curso EFAIM, sendo o primeiro na própria cidade de Andirá, para as paróquias pentencentes ao decanato de Bandeirantes. A partir disso, começaram a se organizar os primeiros grupos. Em 1998, padre Silvio, Denílson e Eliana (da coordenação diocesana) participaram em Cascavel do ‘EFAIM 2° – nível Diocesano’. No dia 12 de outubro do mesmo ano, realizou-se um grande evento no Ginásio de Esportes de Andirá – Morcegão, com a proposta de um lançamento oficial da Infância Missionária na cidade, do qual participaram mais de 500 crianças. Assim, foram ampliados os grupos na cidade de Andirá em todas as comunidades. Entre 1998 e 1999, Morgana e Thiago se juntaram a coordenação diocesana e, a partir de então, foram realizados encontros de repasse do ‘EFAIM – 1ª Etapa’ nos decanatos de Jaguariaíva (Paróquia São João Batista, em Arapoti) e de Jacarezinho (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Jacarezinho) e ainda foram realizados encontros em Wenceslau Braz e Itambaracá. Na cidade de Andirá, em 1999, foi repassado o ‘EFAIM 2° – Nível Diocesano’.

IMPLANTADORES:

padre verbita Fabiano Kachel
padre Silvio Pawak
Daniel Alves Filho
Morgana de Oliveira Feriato
Denislcon Alves Rita
Eliana Ap. Gonçalves Vieira

Já no ano de 2000, padre Silvio repassou a assessoria diocesana para o padre José Hédio e com ele uma nova coordenação leiga se iniciou. Sueli Nardoni assumiu a coordenação diocesana a partir deste ano, juntamente de Sérgia, Regiane, Laís, Franciele, Jluly, que foram as assessoras. Entre 2000 a 2021, muitos leigos e leigas participaram do trabalho de Animação Missionária com as crianças e adolescentes da IAM como assessoras, auxiliando os grupos no trabalho missionário, dentre elas: Malu, Mayara, Ana Marta, Rosana, Cláudia, Rosângela, Roseli, Karla, Julia, Franciele, Pedro, Priscila Maria, Brenda, Gabrielle, Fabiana, Vitória, Flaviana, Sandra, Mariza, Luiz, entre tantos outros que não foram identificados no momento do levantamento histórico mas que se dedicaram com amor pela realização deste serviço missionário. No final do ano de 2009, Sueli Nardoni deixa a coordenação diocesana, assumindo em seu lugar Terezinha Rodrigues, que permaneceu até o ano de 2019. Dando sequência a este trabalho missionário, Luciane Lima, assumiu a coordenação em meados de 2019 e continua este belo trabalho de evangelização missionária até os dias atuais.

A data em comemoração ao aniversário da IAM na diocese de Jacarezinho será no dia 12 de outubro de 2023, pois esta foi a data do primeiro evento de abertura do trabalho missionário e apresentação a toda a comunidade diocesana de Jacarezinho-PR. Neste período dos 25 anos de história da IAM, muitas paróquias já implantaram esta Obra Missionária, e vinte oito grupos já foram iniciados na diocese e, por causa da pandemia da COVID-19, temos hoje quinze paróquias e vinte grupos atuando. Neste periodo, vários bispos, padres e leigos passaram pela assessoria e coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

VEJA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA IAM NA DIOCESE DE JACAREZINHO, ASSISTINDO O VÍDEO ABAIXO:

ASSISTA A ENTREVISTA ESPECIAL COM O PADRE SILVIO MARCOS PAWAK:

BISPOS DIOCESANOS

dom Conrado Walter
(1991 a 2000)
dom Fernando José Penteado
(2000 a 2010)
dom Antonio Braz Benevente
(desde 2010)

DIRETORIA NACIONAL DAS POM – Pontifícas Obras Missionárias, da CNBB

Irmã Regina da Costa Pedro
diretora nacional das POM
dom Maurício da Silva Jardim
bispo referencial para ação missionária – CNBB
Irmã Antonia Vânia de Sousa
secretária nacional da IAM

COORDENAÇÃO PROVINCIAL DA IAM – PROVÍNCIA DE LONDRINA

Terezinha Rodrigues
Lúcia Maria
Luciane Pereira Lima

COORDENAÇÃO REGIONAL DA IAM – CNBB REGIONAL SUL II

padre Vagner Aparecido Alves
coordenador regional
dom Mário Spaki
bispo referencial – Regional Sul II
Elaine
Márcia e Pérsio
Noeli e Leandro

COORDENADORAS DIOCESANAS

Sueli Nardoni (2000-2009)
Terezinha Rodrigues (2009-2019)
Luciane Pereira Lima (desde 2019)


PADRES ASSESSORES DA IAM – DIOCESE DE JACAREZINHO

padre Silvio Marcos Pawak (1998-2000)
padre José Hédio dos Santos (2000-2004)
Padre Roberto Moraes de Medeiros (2004-2006)
padre Jader (2006-2008)
frei Daniel Heizen (2008-2010)
padre Rosinei Toniette (2010-2013)
padre José Hédio dos Santos (2013-2015)
padre Valdinei Antonio Rosa (2015-2018)
padre Marco Antonio Rosim (2019-2021)
padre Giancarlo Moreira Rodrigues (2021-2022)
pPadre Celso Miqueli, a partir de 2023

SIGA A IAM NAS MÍDIAS SOCIAIS:
FACEBOOK:
facebook.com/missionariosdaiam02
INSTAGRAM: instagram.com/missionariosdaiam
YOUTUBE: youtube.com/@missionariosdaiam9902

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”.

TEXTO: coordenação diocesana da IAM.

CompartilharTweetEnviarEnviar
Anterior

5º Domingo de Páscoa

Próxima

Dom Antonio realiza visita Pastoral à Paróquia Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria

Veja Também

TARDE FESTIVA PROMOVIDA PELA ‘IAM’ DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO, DE ANDIRÁ
IAM

TARDE FESTIVA PROMOVIDA PELA ‘IAM’ DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO, DE ANDIRÁ

23/10/2024
‘IAM’ REALIZA 1º CONGRESSO NO REGIONAL SUL 2
IAM

‘IAM’ REALIZA 1º CONGRESSO NO REGIONAL SUL 2

18/07/2024
Missa da 11ª Jornada Nacional da IAM
IAM

Missa da 11ª Jornada Nacional da IAM

25/05/2023

Últimas Notícias

SAIBA QUEM FOI LEÃO XIII: O PAPA QUE CONSAGORU O SÉCULO XX AO ESPÍRITO SANTO

SAIBA QUEM FOI LEÃO XIII: O PAPA QUE CONSAGORU O SÉCULO XX AO ESPÍRITO SANTO

09/05/2025
CNBB DIVULGA MENSAGEM AO PAPA LEÃO XIV: “O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto”

CNBB DIVULGA MENSAGEM AO PAPA LEÃO XIV: “O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto”

09/05/2025
EPISCOPADO PARANAENSE DIVULGA NOTA DE SAUDAÇÃO AO PAPA LEÃO XIV

EPISCOPADO PARANAENSE DIVULGA NOTA DE SAUDAÇÃO AO PAPA LEÃO XIV

09/05/2025
HABEMUS PAPAM: LEÃO XIV

HABEMUS PAPAM: LEÃO XIV

09/05/2025
PLANTIO DE ÁRVORE EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA VIDA PAPA FRANCISCO

PLANTIO DE ÁRVORE EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA VIDA PAPA FRANCISCO

08/05/2025

 

Mitra Diocesana de Jacarezinho / PR

Avenida Getúlio Vargas, 262 Centro - CEP 86.400-000 Jacarezinho / PR
(43) 3525-0707 - contato@diocesejacarezinho.org

 

plugins premium WordPress
Sem resultados
Veja todos
  • Início
  • Diocese
    • A Diocese
    • O Brasão
    • História
    • Bispos da Diocese
    • Organização Diocesana
    • Comunicados do Bispo
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Padres em Missão e Formação
    • Necrológico Diocesano
    • Mapa Diocesano
    • Santuários
  • Evangelização
    • Pastorais
    • Movimentos
    • Organismos
    • Seminários e Casas
    • Institutos Religiosos e Seculares
    • Rádios, Comunidades, Museu e Capelanias
  • Paróquias
  • Notícias
  • Agenda
  • Contato