“As Assembleias Gerais da CNBB são momentos de convivência e de oração conjunta entre os bispos e de decisões sobre a missão da Igreja no Brasil. Na oportunidade, serão preparadas três mensagens do episcopado: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao Povo Brasileiro. Esta deverá ser divulgada no dia 27 de abril.”

Nesta quarta-feira, 19 de abril, aconteceu a cerimônia de abertura da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida. A atividade segue até o dia 28 de abril. Neste ano a expectativa é de receber cerca de 483 bispos, destes 326 ativos e 157 eméritos.
O tema central dessa Assembleia é a Avaliação Global da Caminhada da CNBB nos últimos quatro anos. Ao encerrar o quadriênio iniciado em 2019, a atual Presidência apresentará o relatório das atividades realizadas e encaminhar para as eleições dos seus novos membros e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes. Também serão escolhidos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma. Durante todos os dias de Assembleia, o episcopado tem uma rotina com diversas atividades, entre reuniões, votações, orações e retiros.
Esta edição também tem mais um ponto importante: ela é eletiva, pois os bispos participam da votação para eleger a nova presidência da CNBB, que atuará pelo próximo quadriênio (2023-2026), entre eles: 4 membros para compor a presidência; 12 para compor a presidência de cada uma de suas comissões; 2 representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e 2 delegados para o Sínodo 2024.

A abertura contou com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil. O Núncio reforçou que o evento é um compromisso pela unidade, característica que está na identidade da CNBB. Na sequência, na primeira sessão do dia, os membros da atual presidência da CNBB, cujo mandato se encerra nesta edição da assembleia, apresentam o relatório de balanço de gestão 2019-2023.
Já a segunda sessão do dia será dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB. E a terceira sessão do dia é uma sessão reservada, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial.
Serão 22 sessões durante toda a assembleia, uma pauta central, 6 temas prioritários e 15 temas diversos discutidos entre os bispos. Durante a assembleia serão emitidas três mensagens, entre elas uma para o Papa Francisco. Diariamente haverá Celebração Eucarística, às 18h30, com transmissão pelas Tvs de inspiração católica e redes sociais da CNBB.








Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 60ª Aassembleia Geral da CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual será realizado no sábado, 22, e domingo, 23.
REZEMOS PELO NOSSOS BISPOS!
FOTOS: CNBB SUL 2.
Que a luz do Espírito Santo os iluminem e ajudem que este encontro produzam bons frutos.