
DESCRIÇÃO: Escudo em formato português com borda dourada.
SIMBOLOGIA: O campo azul claro, cor calma símbolo da paz e da pureza, representa a fé pura e inocente dos primeiros habitantes das terras de Jacarezinho.
As ondas brancas e azuis representam os rios que cortam as terras da Diocese: Rio das Cinzas, Laranjinha e Jacarezinho. Sinalizam o batismo, fonte de água viva que abre as portas da salvação.
O morro representa a cidade sede da Diocese com três côncavos em honra da Santíssima Trindade. Nos Evangelhos, a montanha é sinal de estar mais perto de Deus e a sede da Diocese onde mora o sucessor legitimo dos Apóstolos leva todos os fiéis para um encontro pessoal com Deus.
As letras ‘M’ e ‘A’ nos lembra a pessoa da Bem Aventurada Virgem Maria, a Imaculada Conceição patrona da Diocese em tons de azul marinho que sinaliza o manto da Excelsa Senhora que abençoa o território da Diocese e azul claro que remete a sua concepção sem mancha.
O arco com doze estrelas é as doze tribos de Israel a primeira formação do povo de Deus, uma vez que Diocese compreende uma pequena porção desse povo geração escolhida, sacerdócio régio, gente santa, povo de conquista (1 Pd 2,9).
A mitra com a cruz estrela, o báculo pastoral e a cruz com a pedra, que nos sinaliza a Pedra Angular: Cristo e sobre esta pedra está fundada a Igreja Apostólica ,como narra o livro do Apocalipse as dozes pedras preciosas os Apóstolos, como sucessor legitimo dos Apóstolos, ela nos lembra a pessoa do Bispo Diocesano.
Com a Mãe de Deus a Igreja Diocesana de Jacarezinho quer ser discípula e missionária, permanecendo enraizada na fé, na esperança e na caridade que brota de Cristo pela força do Espírito Santo.
VIVA A IMACULADA CONCEIÇÃO! VIVA A DIOCESE DE JACAREZINHO!
PASCOM Diocesana