
Na manhã de sábado, dia 16 de setembro, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Quatiguá-PR, a Reunião Ampliada de Pastoral da Diocese de Jacarezinho. O bispo diocesano, dom Antonio Braz Benevente, a coordenação da Ação Evangelizadora, os presbíteros, diáconos permanentes, alguns seminaristas, religiosos e fiéis leigos lideranças das comunidades paroquiais diocesanas estiveram reunidos para refletirem a respeito de algumas questões pastorais necessárias para a vida evangelizadora da Igreja, tais como a Pastoral do Batismo e a preparação de pais e padrinhos para o Batismo; a Pastoral Familiar e a preparação dos noivos para o Matrimônio; o panorama da Catequese Diocesana; a Pastoral Juvenil; a Pastoral Vocacional/SAV e outros encaminhamentos da dimensão pastoral e administrativa da Diocese.
Com relação aos encontros de pais e padrinhos e de noivos, ficou decidido que serão encontros personalizados que visam inserir as pessoas no processo de iniciação à vida cristã. Dom Antonio e os membros da Coordenação da Ação Evangelizadora agradeceram a Paróquia anfitriã, ao padre Ilson Ribeiro pela acolhida e
a presença e o empenho de todos os diocesanos.





ATUALIZAÇÃO DO BRASÃO DA DIOCESE DE JACAREZINHO
Também nesta mesma reunião foi apresentado o novo desenho do brasão da Diocese de Jacarezinho, atualizando-o para os novos tempos. Esta atualização foi um trabalho conjunto de nosso bispo diocesano, a Ação Evangelizadora e PASCOM Diocesana.
Após estudos, análise e aprovação, hoje em Reunião Ampliada Diocesana, nosso bispo, dom Antonio Braz, apresentou aos diocesanos e diocesanas a nova atualização do Brasão da Diocese de Jacarezinho.
Nele mantiveram-se os elementos originais, que fazem memória à Santíssima Virgem Maria, a nossa Excelsa Padroeira, Imaculada Conceição. Como as estrelas, o ‘M’ e ‘A’, dentre outros elementos. Também, foram mantidos os elementos de memória das terras da Diocese como as montanhas e os 3 rios.

NA ATUALIZAÇÃO, o escudo português ganhou novas cores como o azul no entorno e mudança dos platons de cores, para tonalidades mais vivas e modernas.
E por fim, com a nova atualização, o Brasão GANHA AS TRÊS FLECHAS que estão cruzadas e FAZEM MEMÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO, Mártir, que é junto da Virgem Maria, Padroeiro da Diocese de Jacarezinho. As flechas encontram-se sobre o solo, terra e chão, que fazem sentido, sendo que em outras épocas nossas terras eram ricas em produção de produtos agrícolas e de fazendas. São Sebastião é protetor contra as pragas e pestes, e padroeiro da cidade de Jacarezinho, sede do bispado.
Observamos que a Bula Pontifícia menciona que ao lado da Virgem Imaculada também com dignidade de protetor está São Sebastião, o mártir. A devoção a ele nesta região, num passado não tão distante, era colossal, já que ele é protetor das lavouras e contra as pestes. A nossa riqueza de outra época estava na plantação de café, trigo, soja, feijão, cana de açúcar e outros. E a ele nosso povo pede e pedia auxílio e proteção.
Viva a São Sebastião! Viva a Imaculada Conceição!
VIVA A DIOCESE DE JACAREZINHO!