DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No dia mundial da água, celebramos a bondade do Criador o louvando e cuidando desse seu dom maravilhoso e fundamental para a conservação da vida!Dentro da perspectiva de gratidão a Deus por sua infinita benevolência, nos empenhando para conservar seus frutos benevolentes e certa que a recuperação de nascentes é uma prática importante para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade em ecossistemas naturais, a Pastoral Diocesana da Ecologia Integral tem recuperado nascentes e trabalhado em parceria com outros movimentos e entidades para que isso se torne uma prática recorrente em toda nossa diocese.
As nascentes são pontos de origem dos rios e córregos, onde a água emerge naturalmente do solo. Elas são essenciais para o abastecimento de água de diversas regiões, além de serem importantes para a manutenção da qualidade da água, do solo e da vegetação. Ela pode ser feita através de diversas técnicas, como a revegetação da área ao redor da nascente, a construção de barraginhas para retenção de água e a recuperação do solo através de práticas agroflorestais. Essas técnicas ajudam a proteger o ambiente da erosão e da contaminação por agrotóxicos e outros poluentes, além de contribuírem para a formação de novos mananciais.
É fundamental que a sociedade em todas as suas expressões, colabore para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas sustentáveis que garantam o acesso universal à água potável e promovam a conservação desse recurso natural tão valioso, não por questões meramente ideológicas, econômicas ou sociais, mas pela vida animal, vegetal e sobretudo a humana estar intimamente vinculada à sua conservação.Que sob as bênçãos de São Francisco de Assis e da Imaculada Conceição nossas nascentes sejam protegidas, irriguem plantações, higienizem, matem sede, estejam como sinais evidentes nos sacramentos e sejam por nós cuidadas.
VÍDEO E TEXTO: Pastoral Diocesana da Ecologia Integral.