Primeira live da “Semana Laudato Si” acontece amanhã, quinta-feira, às 18h

Neste mês de maio a Encíclica “Laudato Sí”, sobre o cuidado com a Casa Comum, do Papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo preparadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta.

Neste sentido, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’.  A abertura oficial aconteceu no dia 16 de maio, com a oração das comunidades, da qual participaram o bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão pela Ecologia Integral e Mineração (CEEM), dom Sebastião Lima Duarte, e os bispos membros da Comissão.

Já a partir de amanhã, dia 21, acontece a primeira live com o tema “A Ciência e a pesquisa dialogam com a Laudato Si”, às 18h. Participarão dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e secretário da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração; a pastora Romi Bencke, secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a Ima Célia Vieira, Ecóloga e pesquisadora do Museo Goeldi; e o Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da UNICAMP.

As próximas lives, que acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, podem ser acompanhadas também pela página da CNBB no Facebook e YouTube. Também como parte da celebração da Semana, no dia 24 de maio, às 8h, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá a celebração da Eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Piedade pelos cinco anos da ‘Laudato Si’. Já o encerramento, dia 25, será direto de Brumadinho (MG), onde o bispo auxiliar de Belo Horizonte e membro da Comissão, dom Vicente Ferreira, vai presidir a Santa Missa, às 18h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos dias da Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração:

22 de Mario – 18h
A defesa da casa comum
Dom André de Witte – Bispo emérito de Ruy Barbosa
Marina Oliveira (Arquidiocese de Belo Horizonte)
Gilberto Vieira (Conselho Indigenista Missionário – CIMI)
Geane (Comissão Pastoral da Terra – CPT)
Francisco Nonato (Comissão Pastoral da Pesca – CPP)

23 de maio – 18h
Cantando e celebrando a Laudado Si
Roberto Malvezzi (Gogo) – Assessor da CEEM
Padre Joaquim
Zé Vicente – poeta, lavrador, compositor, cantor

24 de maio – 8h
Celebração da Eucaristia na Serra da Piedade – 5 anos de Laudato Si’
Dom Walmor Oliveira de Azevedo

25 de maio – 18h
25 é todo dia – Missa em Brumadinho
Dom Vicente Ferreira (CEEM)

Fonte: CNBB

Postagem:PASCOM Diocesana