Comissão Diocesana sobre a Tutela de Menores (Abusos sexuais realizado por clérigos)

Nesta quinta-feira dia 21 de maio de 2020, às 14h30min, reunidos no salão Paroquial da Catedral Diocesana de Jacarezinho, foi criada na reunião do Conselho de Presbíteros, a Comissão Diocesana Especial de Tutela de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis. O decreto de instituição da comissão foi assinado oficialmente pelo bispo Diocesano, Dom Antonio Braz Benevente.

A comissão será composta pelos seguintes membros: Pe. Alex de Oliveira Nogueira (Presidente), Pe. Rogério de Azevedo Silva, Pe. Edson Mariano da Silva, Ir. Suzana do Coração Agonizante de Jesus, Dra. Simoni Orlandini Cavazzana CRP 08/25691, Dra. Merilúcia Marques de Sá e Silva CRP 08/07659, Dra. Bárbara Caroline Pinheiro Brugnari, Dra. Layana Laiter Martins, Dr. Jéfoni Nogari, Dr. Antonio Henrique Mariano, Glaucia Martins de Araújo, Maura Ferracioli, Anézio Alves de Oliveira.

A competência da comissão é de receber denúncias sobre os delitos tipificados no Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi, de 07 de maio de 2019. A comissão não será um tribunal nem emitirá sentenças, mas cabe a ela zelar pela aplicação dos protocolos e medidas de prevenção contra abusos sexuais, acompanhando o presidente da comissão no discernimento das situações, bem como no cuidado e acolhida as vítimas.

Por fim, as denúncias podem ser apresentadas de três modos seguintes:

1. a) De modo presencial, no seguinte endereço: Tribunal Eclesiástico Diocesano, Avenida Brasil, 809, Jacarezinho-PR. As denúncias presenciais devem ser agendadas previamente pelo e-mail: denuncias@tribunaldejacarezinho.com As denúncias presenciais serão sempre acolhidas por duas pessoas.
  2. b) Pelo e-mail: denuncias@tribunaldejacarezinho.com
  3. c) Por carta registrada, enviada para: Comissão de Tutela. Endereço: Avenida Brasil, 809, CEP: 86400-000 – Jacarezinho-PR.

* Não serão aceitas denúncias anônimas.