Você já ouviu falar em publicação cruzada no Facebook?

Ferramentas nas redes sociais tem colaborado para a aproximação das dioceses, paróquias e comunidades com os cristãos leigos e leigas que se encontram em quarentena devido a pandemia do Covid-19, mais conhecido como o novo coronavírus. Uma dessas ferramentas são as transmissões ao vivo de missas e momentos de oração que tem servido de consolo e esperança nestes tempos difíceis vividos pelo mundo inteiro.

Mas você sabia que é possível fazer uma transmissão ao vivo ou publicar um vídeo em várias páginas no Facebook ao mesmo tempo sem a necessidade de compartilhamento? É isso mesmo. O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada ‘Publicação Cruzada’, uma maneira simples de usar um mesmo vídeo, ao vivo ou não, em várias Páginas.

Para saber mais sobre o assunto, vamos até a Arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina. No último domingo, 22 de março, através de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação e Pascom da Arquidiocese, foi possível a transmissão ao vivo da Santa Missa, presidida por dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo metropolitano, em páginas no Facebook de vinte e duas paróquias, e também nas páginas de pastorais, movimentos e do Regional Sul 4 da CNBB, atingindo mais de 14 mil visualizações.

De acordo com Fabíola Goulart, jornalista e assessora de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, nestes tempos de pandemia, esta ferramenta facilitou o alcance da voz da Igreja na região e a unidade entre os fiéis. “A experiência foi muito positiva. O objetivo foi despertar o sentimento de unidade nos fiéis da Arquidiocese neste tempo de isolamento, e conseguimos. Através dessa ferramenta, realmente testemunhamos o que o Papa Francisco nos disse em uma de suas cartas: “quem comunica faz-se próximo”. Mais do que nunca a Igreja de Florianópolis quer fazer-se próxima de cada um neste momento desafiador”, destacou a assessora.

Passo a passo

Deseja fazer uma publicação cruzada na página da sua diocese, paróquia ou pastoral? Preparamos um passo a passo para te ajudar. Lembrando que só vídeos podem ter publicação cruzada e essa configuração é feita apenas na versão do Facebook para computador e as transmissões ao vivo devem ser feitas por software de streaming. Confere aí!

Para estabelecer uma relação de publicações cruzadas com outra Página:

1) Clique em Configurações na parte superior da Página.

2) Clique em publicação cruzada na coluna da esquerda.

3) Comece a digitar o nome da Página ou a URL do Facebook e selecione na lista que aparece.

4) Para vídeos ao vivo, selecione a primeira opção para permitir que a outra página faça publicação cruzada do vídeo dela na sua Página sem aprovação adicional.

Ou a segunda opção para exigir que os vídeos ao vivo com publicação cruzada da outra página sejam aprovados por um de seus administradores ou editores antes de serem publicados na sua Página.

Lembrando que a outra página também poderá escolher como você pode fazer publicação cruzada dos vídeos ao vivo dela.

5) Clique em Avançar.

6) A  outra página deve confirmar a relação de publicação cruzada adicionando a sua página nas configurações de publicações cruzadas. Para ajudar a confirmar a relação, o Facebook criará um link de confirmação. É só confirmar e enviar para um dos administradores da outra página.

7) Para vídeos que não são ao vivo, ambas as Páginas podem realizar a publicação cruzada de vídeos qualificados em Ferramentas de publicação da Página

e depois > Vídeos para publicação cruzada.

Gostou da dica? Conta pra gente o que achou da experiência clicando aqui.

Fonte: https://pascombrasil.org.br/