Itália, #coronavírus: uma vela acesa e um pano branco no dia de São José

Às 21 horas, (hora local), no dia dedicado ao custódio da Sagrada Família, a CEI convida cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa a rezar os Mistérios da luz do Rosário e a exibir uma vela acesa e um pano branco fora da janela.

Silvonei José – Cidade do Vaticano

Uma vela acesa e um pequeno pano branco na janela para a noite da festa de São José. Há muitas dioceses italianas que nestas horas estão aderindo à iniciativa lançada nos últimos dias pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) para a próxima quinta-feira, 19 de março. Às 21 horas, (hora local), no dia dedicado ao custódio da Sagrada Família, a CEI convida cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa a rezar os Mistérios da luz do Rosário e a exibir uma vela acesa e um pano branco fora da janela. Esta é uma proposta com um forte valor simbólico que será transmitida ao vivo pela televisão dos bispos italianos Tv2000. O site dos bispos italianos convida a rezar com as palavras de Leão XIII: “A ti, bendito José, apertados pelas tribulações, confiantes invocamos a tua proteção, juntamente com a da tua Santíssima Esposa”.

Entre as várias realidades e movimentos que estão acolhendo o convite dos bispos italianos, se encontra também a Obra Dom Orione. “Uma adesão – explica padre Fernando Fornerod, Conselheiro Geral responsável pela comunicação da Obra -, que assume um significado de particular proximidade com os muitos religiosos, religiosas e leigos orionitas que servem as pessoas que sofrem, seja pelo covid 19, seja pela perda de entes queridos ou pela solidão das medidas para evitar o contágio”. Todas as comunidades orionitas na Itália, mas também no mundo – acrescenta o sacerdote -, estarão unidas em oração no próximo dia 19 de março por aqueles que sofrem no mundo e em particular na Itália por causa do coronavírus”.

O convite da Igreja italiana para o dia 19 de março é acompanhado na web pelo site chiciseparera.chiesacattolica.it que, com o objetivo de apoiar espiritualmente tantas pessoas “neste tempo de provação e dificuldade para todos”, se propõe recolher as boas práticas implementadas pelas várias dioceses italianas. Entre os outros instrumentos oferecidos pela Secretaria Litúrgica da Conferência Episcopal Italiana, há um subsídio que propõe semanalmente textos e reflexões sobre a liturgia do dia.

Fonte:Site Vatican News

Postagem:PASCOM Diocesana