Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Diocese de Jacarezinho/PR

Um Conselho Diocesano de Leigas e Leigos (CDL) é um organismo da Igreja Católica, para articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas em nível diocesano.

No CDL, participam somente os leigos e leigas, e estes buscam articular e organizar a ação do laicato no cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, sobretudo na sua presença evangelizadora na sociedade.

Todos os batizados são corresponsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Conselhos de Leigas e Leigos é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos leigos e leigas a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais.

Não se trata de um espaço de negação e sim, de afirmação da pertença à ideia de Comunhão Eclesial e que deve mostrar a sua importância e o lugar ímpar que ocupa nesta comunhão eclesial.

A organização dos CDLs em nível nacional, é dado o nome de CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil. O CNLB busca um fortalecimento e reconhecimento interno, junto à Igreja Católica.

O CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL (CNLB), fundado em 1975 como Conselho Nacional de Leigos (CNL), é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade” (Caderno do CNLB, nº 2)

Ao longo da história, foi se estruturando em conselhos regionais, diocesanos e locais. O CNLB está presente em 17 regionais e conta com 18 organizações filiadas.

Além de ser um organismo de comunhão com os demais organismos da Igreja, o CNLB tem por objetivo criar e apoiar mecanismos de formação e capacitação que ajudem o laicato a descobrir sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, com vistas à construção de uma sociedade justa e fraterna, sinal do Reino de Deus. Conheça nosso estatuto clicando aqui.

Ele também busca ser uma extensão da Catequese da Igreja na sociedade, apresentando-se como um espaço propício para a revelação de uma Igreja em saída, que testemunha a Boa Nova do Evangelho e que para isto, está sempre atento aos documentos da Igreja e sobretudo ao nosso 24º Plano da Ação Evangelizador (PAE, 2017-2020) e este nos pede para empoderar os cristãos católicos, para que possam testemunhar na sociedade, a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, transformando as suas demandas locais em propostas efetivas de políticas públicas.

Fale com o CDL de Jacarezinho:

Gilberto de Tomazina: Presidente;

Jéfoni de Sap, Secretário;

Tiago de Rib Claro, Tesoureiro;

Diego de Sap: Comissão de assessoramento

E todos os fiéis são representados pelo CDL.

Momentos da Reunião em Santo Antonio da Platina

Clicar nas Fotos