Dom Mário Antônio da Silva é o novo presidente da Cáritas Brasileira

Foi eleita nesta sexta-feira, 21 de novembro, a nova direção para o quadriênio 2020 a 2023 da Cáritas, organismo vinculado à CNBB.

Cidade do Vaticano

O bispo de Roraima e segundo-vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, foi eleito o presidente da Cáritas Brasileira para o quadriénio 2020-2023. Para o cargo de vice-presidente foi eleita a Cleusa Alves da Silva, da Cáritas diocesana de Ruy Barbosa (BA). Nilza Maria Fernandes de Macedo, da Cáritas diocesana de Bagé (RS) foi eleita como secretária da organização. Para o cargo de tesoureiro foi eleito Udelton da Paixão do Espírito Santo, da Cáritas diocesana de Paracatu (MG).

A escolha da nova liderança do organismo se deu durante a XXIV Assembleia Nacional, realizada de 19 e 22 de novembro de 2019, em Teresina (PI). O tema do encontro foi Bem Viver: esperança, resistência e profecia, e o lema “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28). De todas a regiões do país, participaram 250 agentes da Rede Cáritas.

Aos 63 anos de existência, a instituição coloca-se em escuta profunda para avaliar sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e, participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

A Rede Cáritas no Brasil comporta 182 entidades-membro, organizadas em 12 regionais e 5 articulações. Com capilaridade que alcança todo o território nacional, nesta XXIV Assembleia Nacional, a Cáritas Brasileira se prepara para viver um momento estratégico para os próximos anos. “Além de ser um fórum de debate, reflexão e deliberação, a Assembleia torna-se um acontecimento que possibilita encontros, reafirma pertencimentos, reforça a determinação e a luta”, diz o documento que orienta o processo preparatório.

(Fonte: CNBB)

Via Vatican News

Postagem:PASCOM Diocesana