Momentos das Novenas em Honra a Santa Filomena

Neste 1º dia da novena esteve celebrando conosco o Pe. Armando,

No qual alegremente motivou toda a comunidade a participar com entusiasmo da festa de sua padroeira. A liturgia nos mostra Jesus contando uma parábola de que o Reino dos céus é como uma rede de pesca, no qual pega os mais diversos e que depois na praia os pescadores separam os bons dos ruins, e assim se sucederá no fim dos tempos. É um convite a sempre buscarmos os ensinamentos de Jesus assim como fez Santa Filomena que enfrentou com amor as dificuldades de anunciar o reino.
Ao final Pe. Armando deixou 3 conselhos a comunidade: 1-Servir a Jesus e leva-lo a todos;2-Amar Nossa Senhora e rezar o terço diário;3- Aprofundar na devoção a Santa Filomena e nunca deixar morrer a fé da comunidade

Neste 2º dia esteve celebrando conosco o Padre Silvio, Reside em Cambara

Iniciou falando sobre o Perdão de Assis e ressalto a importância para toda a Igreja, juntamente contou brevemente a historia e introduziu os fiéis a uma reflexão sobre o mesmo.
A liturgia nos traz um grande significado, pois nos mostra Jesus entre os seus na sua terra natal e como o vêem e o tratam como aquele filho de carpinteiro e de Maria.
o Pe ainda exaltou de que sendo batizados somos chamados a missão, a celebrar a fé e fortalecermos com Eucaristia, disse que a Igreja do latim “Ekklesia” que quer dizer os convocados, os chamados, assim como ressoa o Sino para chamar a Missa , o Cristão católico é chamado a ir pelo mundo a exemplo dos santos dar a sua vida pelo anuncio.

Neste 3º dia esteve celebrando conosco o Pe. Nelson Gualiume Reside rm Santa Amelia

No qual nos trouxe belíssimas palavras e motivações para persistirmos na fé. A liturgia deste dia nos diz sobre o acumulo de bens e que devemos ter cuidado com a ganância, ainda acentuou a procura pelos diversos tipos de espiritualidades por ai afora afim de preencher o vazio da falta de sentido no qual acabamos nos acomodando, deixando a vida a Deus dará.
É preciso despertar para a missão que recebemos no batismo, do qual somos chamados a ser LUZ na comunidade a qual estamos inseridos, somos chamados a olhar para os Santos como modelo de seguimento a Jesus do qual é Caminho, Verdade e Vida.

4 dia da novena de Santa Filomena, Com o Pe José Hédio, de Pinhalão.

Na leitura da palavra de Deus, apresentada no dia de hoje o Livro do Eclesiastes, traz para nós uma das meditações mais importantes da nossa vida: a vaidade. Quando vamos amadurecendo com a vida, percebemos que boa parte de tudo aquilo que fizemos não passou de vaidade! Em outras palavras: parece que tudo vai com a idade, tudo passa, só fica aquilo que é essencial.
Nós, muitas vezes, gastamos energia, nossa disposição e o melhor de nós brigando por causa disso e por causa daquilo; causamos até intrigas, confusões, mas, depois, vemos que nada daquilo tinha sentido, foi tudo perda de tempo. Nós deixamos de viver coisas boas, essenciais na vida, porque perdemos tempo com coisas que são fugazes e passageiras.
Olhem para os bens materiais que nós, muitas vezes, preocupamo-nos em ter; uma coisa que era muito importante para nós ontem, depois de um dia, ou passado algum tempo, já não tem mais nenhum valor, foi esquecida, foi deixada num canto, perdeu o significado.

 

Neste 5º dia esteve celebrando conosco o Pe. Rogério, ele que é Diretor Espiritual do Seminário de Jacarezinho.

A Liturgia desse dia nos fala da multiplicação dos pães que Jesus realiza, portanto também nos lembra da caminhada povo pelo deserto, e essa realidade da qual vivemos experiencias de deserto quando enfrentamos a dor da perda de alguém, ou uma doença entre tantas outras realidades. E o Deserto no entanto é uma oportunidade enriquecedora de purificação. E Jesus nos mostra compaixão ao povo ali reunido e realiza um grande milagre, no qual alimenta uma multidão.
Assim devemos ser nós, deixar de lado as murmurações e realizar as boas obras com o pouco que temos, Jesus nos chama a caminhar, ir adiante e alimentar da Palavra uma multidão sedenta por Deus.

 

Neste 6º esteve celebrando conosco o Pe. Edson Mariano, ele que reside em Jacarezinho, realizando o trabalho da formação com os seminaristas.

A liturgia nos traz o belíssimo texto da Transfiguração do Senhor, no qual Jesus nos mostra a glória que nos espera no céu. Os discípulos desejam ficar ali, pois é bom e este é o nosso desejo como seguidores de Jesus, alcançar o Céu.
Padre Edson, nos disse ainda sobre a forma de como alguns católicos agem com discriminação para com alguns irmãos dentro da comunidade.No qual fere o testemunho de Cristão, pois é preciso voltar nosso coração a Deus e perseverar pois o mundo precisa de nossas orações para podermos dar testemunho de batizados e enviados na missão de anunciar o amor de Deus.

 

Neste 7º dia da novena esteve celebrando conosco o Pe. Valdemir Granzzotto, ele que é pároco na cidade de Joaquim Távora e reitor do Santuário do Santíssimo Nome de Jesus.

A Liturgia deste dia nos diz sobre a insistência na fé na figura da mulher cananeia, que persiste em pedir a Jesus a cura da sua filha. E diante de nossas dificuldades, quantas vezes desistimos de pedir a Deus, nos afastamos achando que Ele não nos ouve. Portanto temos um Deus que não nos dá migalhas a seu povo, mas ao contrario Ele derrama imensas graças para quem pede, pois Ele conhece todo nosso sofrimento, e é preciso insistir na oração ao invés de cruzar os braços, pois quanto maior a nossa dificuldade, maior deve ser nossa oração.
Sendo batizados recebemos a missão, precisamos testemunhar o Cristo nos mais diversos lugares, pois se eu não tenho Cristo eu não tenho como Evangelizar, Cristo é o centro de tudo. E olhando para nós: Minha fé ela é mesma fé daquele mulher cananeia, é uma fé insistente, uma fé que realmente acredita, ou esto com a fé um pouco balançada?

 

Neste 8º dia esteve celebrando conosco o Pe. Claudinei José, ele que reside em Tomazina.

A liturgia nos traz o povo de Deus em sua caminhada pelo deserto e no qual murmura a Deus por água, já no Evangelho Jesus questiona a seus discípulos sobre quem dizem Ele ser e entre as respostas a de Pedro se destaca pois afirma “Tu és o Cristo o filho do Deus vivo” e Jesus vendo essa resposta estabelece sobre primado de Pedro a fundação de sua Igreja no qual o inferno não terá forças para destruir. Mediante a reflexão ainda ouvimos que não devemos murmurar contra Deus, mais sim ouvi-lo e confiar em seus propósitos. pois como Batizados temos a Missão de levar a Água do Evangelho a todas as pessoas.

 

Neste 9º dia esteve celebrando conosco o Monsenhor José Maria, sendo vigário em Cambará.

A liturgia hoje nos lembra da missão, de tomarmos a nossa cruz e seguir a Jesus, é preciso grandes renuncias para seguir este caminho, deixar de lado as coisas mundanas e se comprometer com as coisas de Deus. O monsenhor com seu jeito alegre, nos trouxe uma reflexão sobre o seguimento dos passos dos Santos mártires, de que eles buscavam com entusiasmo o martírio, davam a vida pela oração e nós como Cristãos devemos ter uma vida de oração, pois a oração é falar com Deus, pois a voz do Espirito Santo dá um toque especial em nossa vida.

Mais Fotos- Visitem https://www.facebook.com/psantafilomena/

Fonte- PASCOM Paroquia Santa Filomena

Postagem-PASCOM Diocesana