Encontro de Liturgia na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaboti

Foi realizado no dia 28 de Junho de 2019, na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaboti, o Encontro de Formação Litúrgica ministrado pelo Pe. Claudinei Antonio da Silva.

O encontro foi realizado na igreja Matriz, teve início após a missa das 19:00 horas e contou com a presença de leigos e leigas da comunidade. Pe. Claudinei ressaltou a importância dos leigos em se aprofundar no conhecimento da liturgia da Igreja Católica que é muito rica e está enraizada na Sagrada Escritura, para que possamos fazer bom uso dela nas celebrações. Bem como, dos cuidados que devemos ter para não cometer erros litúrgicos que possam escandalizar e diminuir a presença de Deus nas celebrações.

Como a liturgia é muito rica em detalhes devemos sempre estudá-la para que possamos usar a riqueza específica dela, de maneira respeitosa e harmoniosa para valorizar e revelar o Tesouro da Igreja, que é a Eucaristia.

As orientações litúrgicas não devem ser vistas somente como normas ou regras a serem seguidas, mas sim como algo que ajude os fiéis a viver melhor o Sacramento da Eucaristia. Quando se trata de liturgia, deve sempre haver harmonia entre edifício, culto, mobiliário, imagens e música, de forma que se torne uma ação sagrada para a glorificação de Deus, porque ela visa celebrar, honrar e exaltar em comunidade a Santíssima Trindade.

Texto: Rosângela Maia de Souza Silva/Fotos: Lucimara da Silva Costa Siqueira