Representantes do COMIDI Diocese de Jacarezinho participaram da Assembleia Provincial do COMIPRO em Londrina

A Igreja nasce da missão e existe para a missão. Existe para os outros e precisa ir a todos (EM, 14).

No dia 16 de junho de 2019, representantes da Província de Londrina, a Diocese de Jacarezinho, de Apucarana e membros da Arquidiocese de Londrina, estiveram reunidos em Assembleia, no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, enquanto COMIPRO (Conselho Missionário Provincial), do Norte do Paraná, para articular assuntos da pauta.

A reunião teve início às 9:30h e contou com a presença de vários padres, irmãs religiosas, um seminarista estudante de Teologia, diáconos permanentes, leigos e leigas de grupos como a IAM bem como missionários iniciantes e experientes.

O objetivo da assembleia foi encorajar e animar os membros e líderes da Igreja evidenciando os fundamentos da missão com atividades como palestras, plenárias e partilhas. Além disso, compreendeu-se amplamente a ação missionária brasileira, organizados, a saber, em conselhos missionários: COMINA – Conselho Missionário Nacional; COMIRE – Conselho Missionário Regional; COMIDI – Conselho Missionário Diocesano; COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas e o COMIPA – Conselho Missionário Paroquial.

A partir de então, o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Odaril José da Rosa apresentou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2019 – 2023, foram aprovadas pelos Bispos participantes da 57ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). O Documento nº 109, de 93 páginas, é organizado em quatro capítulos.

A noção de Igreja como casa é sustentada por quatro pilares:

1. a) Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã;
  2. b) Pão que sustenta acasa;
  3. c) Caridade: acolhimento fraterno e cuidado com as pessoas mais frágeis e excluídos;
  4. d) Missão, pois é impossível fazer uma experiência profunda com Deus que não leve à vida missionária, vislumbrando uma verdadeira Igreja em Saída, um pedido constante do papa.

Foram trazidas a discussão ainda, algumas questões que fomentaram as dioceses, organismos vivos e oficiais da nossa Igreja a pensar questões como:

1 – O QUE É BOM QUE FAÇAMOS PARA ESTE ANO MISSIONÁRIO?

2 – O QUE SERÁ/ TERÁ DE EXTRAORDINÁRIO NESTE ANO?

3 – O QUE PODEMOS FAZER ENQUANTO COMIPRO?

Durante os trabalhos de grupos foram levantadas pistas importantes de formação, articulação e conscientização conjunta das Paróquias, pensando em um projeto integrado não somente no mês missionário da Igreja, mas também na ousadia de um ano todo dedicado a missão.

“Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9,16).

A MISSÃO DE CRISTO REDENTOR, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento”- (Início da Carta Encíclica “Redemptoris Missio” do então papa João Paulo II sobre o mandato missionário em 1990).

Clicar nas Fotos:

Fonte:COMIDI Jacarezinho