Assessores da Catequese pensam novos caminhos para a ‘Iniciação à Vida Cristã’ nas dioceses do Paraná

Na direita o Quarto Padre Elmes e Quinto Padre Marco Antonio

Dois dias de reflexão e partilha marcaram o 11º Encontro de assessores da catequese do Regional Sul 2 da CNBB, nos dias 14 e 15 de maio. Realizado no Instituto Salette, em Curitiba – PR, o encontro reuniu padres, bispos e leigos que estão à frente da assessoria da Pastoral Catequética nas diversas dioceses do Paraná.

A Diocese de Jacarezinho esteve representada pelos assessores diocesano da Catequese,Padre Elmes Xisto Meira, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo e Padre Marco Antonio Norberto Costa.

Também Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba – PR, e Referencial da Catequese do Regional Sul 2 da CNBB, se fez presente trazendo uma mensagem de luz e incentivo aos encontristas. “Os trabalhos e desafios são muitos. Urge que todos nos envolvamos nos trabalhos de transmissão da fé, a fim de que Jesus Cristo e seu Evangelho seja cada vez mais conhecido e amado”, motivou o bispo.

Dom Geremias Steinmetz. arcebispo de Londrina – PR.

A apresentação de um Projeto de formação para as equipes diocesanas de catequese, a partir da Escola Catequética Regional de Emaús, a fim de que haja mais unidade na vivência da catequese nas 18 dioceses do Estado do Paraná, foi uma das iniciativas propostas no encontro.

Uma novidade apresentada por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina – PR, foi a proposta da alteração da ordem da recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã, não seguindo mais a ordem Batismo-Eucaristia, e por fim, a Crisma, mas, Batismo-Crisma, e por fim, a Eucaristia. Ainda que mantendo a unidade dos Sacramentos da Iniciação Cristã, nessa nova ordem, devolver-se-ia assim o sentido original e teológico correto destes sacramentos, segundo explanava o arcebispo. Essa proposta ainda está em estudo no Regional.

Visando resgatar conteúdos importantes e atuais para a caminhada catequética atual, também foi proposto um estudo da Exortação Apostólica de João Paulo II, Catechesi Tradendae, que em 2019 comemora 40 anos.

O dinamismo e os trabalhos de todo o encontro foram conduzidos por Débora Pupo, coordenadora regional da catequese no Paraná.

Galeria de Fotos:

Fonte e Créditos: Setor de Comunicação Diocese de União da Vitória