Tríduo Pascal em Carlópolis

Teve início na quinta-feira dia 18/04 com a Missa da Ceia do Senhor que foi presidida pelo Vigário Paroquial Padre Vagner Koskoski na Capela São Pantaleão. Este é o dia que a Igreja celebra a instituição da Eucaristia e Lava-pés, para apóstolos foram escolhidos 12 membros da comunidade, onde tiveram seus pés lavados e secos pelo Padre.

No início da tarde da sexta-feira da Paixão que os antigos chamavam “Sexta-feira Maior” foi proferida o Sermão das 7 palavras, pelos ministros da Eucaristia.  Em seguida a meditação da Paixão do Senhor e contemplação da Cruz, terminando á noite com a procissão do Senhor Morto.

Sábado da Vigília Pascal que simboliza a espera dos fiéis pela Ressurreição do Cristo, foi celebrado pelo Pároco Padre Aleandro José, com o acender do Círio Pascal e realização da Benção do Fogo que simbolizam Cristo Morto e Ressuscitado.  Nesse dia a liturgia apresenta uma parte especial com Batismo de Catecúmenos, onde foram apresentados os candidatos para os sacramentos do Batismo, e da Crisma/Confirmação onde o Bispo concedeu ao Padre a disposição de realizar e a Eucaristia.

O domingo teve início na com a procissão do Ressuscitado, saindo do Cemitério Municipal em procissão para a Igreja Matriz do senhor Bom Jesus, em seguida a missa celebrada pelo Padre Aleandro.

Papa Francisco também nos ensinou sobre o Decálogo (dez mandamentos) em sua Carta Encíclica Lumen Fidei: “O Decálogo não é um conjunto de preceitos negativos, mas de indicações concretas para sair do deserto do «eu» autorreferencial, fechado em si mesmo, e entrar em diálogo com Deus, deixando-se abraçar pela sua misericórdia, a fim de a irradiar”.

Texto e Fotos: Renata de Azevedo Silva.