Flaches da Semana Santa e Tríduo Pascal Paróquia Santa Filomena Santo Antônio da Platina

No dia 14 de abril  2019 , Na Igreja Paroquial Santa Filomena às 9 horas da manhã, aconteceu a Santa Missa de Ramos e da Paixão do Senhor, missa de abertura da semana Santa.
Pe Marcelo Gonçalves Mendes Pároco desta Comunidade, presidiu a santa missa, além de paroquianos já assíduos na Paróquia Santa Filomena, também houve a presença de outras pessoas de outras Comunidades que estavam visitando.
Dando continuidade a celebração do domingo de ramos, tendo em vista que neste domingo era o dia mundial da juventude, então o conselho pastoral organizou uma Adoração, em prol a Juventude, e teve a participação também do Apostolado da Oração.

O domingo de ramos concluiu com a celebração da Santa missa, celebrada pelo Pároco Pe Marcelo Gonçalves Mendes às 19h30 , que contou com a presença do Diácono João Batista Vilas boas.

Na segunda feira da semana santa dia 15/04 aconteceu a procissão do encontro, com o encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, ambas as procissões saíram de lugares diferentes da cidade e se encontraram na Igreja Paroquial Santa Filomena, para a celebração eucarística.

Na terça feira a Comunidade Paroquial Santa Filomena, se reuniram para a celebrar o Ofício das Trevas, Pe Marcelo Gonçalves Mendes juntamente com a Comunidade, participaram dessa prática devocional.

No dia 17/04 quarta feira da semana santa, a Comunidade Paroquial Santa Filomena, se reuniram para celebrar as 7 Dores de Maria, essa celebração aconteceu na Igreja Paroquial Santa Filomena e também na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Jardim Bela Vista.

No dia 19/04 quinta feira, deu-se início ao tríduo pascal com a missa da santa ceia do Senhor, missa que tem o rito de lava pés, para mostrar aos fiéis a Instituição do mandamento do Amor, Cristo deu o exemplo, quem presidiu essa santa missa foi o Pároco Pe Marcelo Gonçalves Mendes, também a celebração do tríduo pascal aconteceu nas diversas Comunidades que compõem a Paróquia Santa Filomena, em uma delas, capela Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Rosa Mística, teve a presença do Pe Haroldo de Jacarezinho, que esteve rezando na respectiva Comunidade.

Após a transladação do Senhor, a Comunidade Paroquial se organizou para a vigília que durou até às 00:00 horas daquela noite, E teve início na sexta feira ás 6 horas da manhã está vigília Eucaristia que foi até às 12 horas.
Na sexta feira Santa, Pe Marcelo Gonçalves Mendes, junto com a Comunidade Paroquial e também membros de outras Comunidades, realizou também a paixão do Senhor às 15 h que teve como momento marcante o beijo da cruz, da adoração a santa cruz.
Também na sexta feira a noite aconteceu a via sacra encenada e organizada por Jovens e adultos da cidade de Santo Antônio da Platina PR.

Durante o dia do sábado santo, não teve nenhuma atividade conforme a Igreja nos instruí.
Durante a noite Pe Marcelo Gonçalves Mendes juntamente com a Comunidade Paroquial Santa Filomena, realizaram a noite santa da vigília pascal, com todo simbolismo presente nesta celebração como, bençãos do fogo, bençãos da água, renovação das promessas do batismo e muitas outras atividades litúrgicas, que levam o povo a fazer a experiência com Jesus Cristo o verdadeiro Deus.

Findando as Celebrações da semana santa e do tríduo Pascal, Pe Marcelo Gonçalves Mendes, juntamente com as comunidades, organizaram uma caminhada do ressuscitado, que saiu da Igreja Paroquial Santa Filomena, caminharam um percurso de aproximadamente uns 45 minutos até a chácara Bela Vista, onde eles rezaram a santa missa as 06h30 da manhã.

Após a santa missa todos tiveram a oportunidade de se confraternizar com um café da manhã comunitário, oferecido pelos proprietários da chácara Bela Vista, e também partilhado com diversos alimentos trazidos pelos fiéis que participaram da santa missa.
A missa da ressurreição também aconteceu na Paróquia Santa Filomena às 19h30 na Igreja Paroquial, fechando a semana santa.,

Para visualizar fotos visitem a Fanpage: https://www.facebook.com/psantafilomena/?ref=page_internal

Fonte:Paróquia Santa Filomena

Postagem: PASCOM Diocesana