Diversos temas foram abordados pelos Bispos do Paraná no primeiro dia de Assembleia

Nesta segunda-feira (18), o primeiro dia de assembleia dos bispos do Paraná, em Toledo (PR), foi marcado por momentos de oração, partilha, avaliação da caminhada e discussão sobre diversos temas propostos na pauta.

Dom Geremias Steinmetz

O vice-presidente do Regional, Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina (PR), relata sobre os assuntos tratados ao longo do dia: “Em primeiro lugar, foi realizado a leitura do relatório da presidência, no qual foram apresentadas as grandes questões de vivência e trabalhos do Regional, desenvolvidos no ano passado. Isso já nos trouxe bastante alegria, por tudo que foi realizado. Depois, tratamos com mais profundidade sobre a Missão Católica São Paulo VI, assumida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África. Tentamos projetar o futuro, o que precisamos investir, sobre os missionários que estão lá e os que retornaram e todo o trabalho de evangelização que tem sido feito. Também refletimos bastante sobre as pastorais e movimentos da Igreja do Paraná, tentamos recompor a presença dos bispos referenciais para acompanhar, em nível regional, essas pastorais. Avaliamos a caminhada da CNBB, dado que este ano teremos as eleições em nível Nacional e Regional.

Outro assunto importante de nossa reflexão foi sobre as ações evangelizadoras que estão se desenvolvendo no Paraná. Primeiro, o projeto “A mim o fizestes” que, por meio da publicação de vídeos, está apresentando os muitos trabalhos realizados pelas Pastorais Sociais de nosso Regional, a fim de que o nosso povo conheça um pouco mais o que a Igreja faz e que continuemos a testemunhar o Evangelho, nos colocando a serviço das pessoas que mais carecem da nossa ajuda. E o segundo projeto é o “Cada comunidade uma nova vocação”, que está produzindo bons frutos em nossa Igreja do Paraná, do Brasil e até em alguns países. De fato, precisamos continuar chamando os jovens, continuar apresentando a proposta de Jesus, rezar pelas vocações e mostrar o testemunho de pessoas que deram seu sim a Jesus Cristo e vivem com alegria o Evangelho”.

As atividades do dia concluíram-se com a celebração eucarística, presidida por Dom João Mamede Filho, Bispo de Umuarama. Após esse primeiro dia de assembleia, dom Geremias afirma ao povo:  “Nós, bispos, estamos unidos refletindo e desafiados por tudo que nos provoca o Papa Francisco, especialmente a questão da missionariedade e do testemunho. Nós queremos continuar caminhando, pois a nossa Igreja continua muito viva e nós estamos dispostos a continuar guiando nosso povo”.

As atividades da assembleia concluem-se nesta terça-feira, 19, quando os bispos também farão a eleição da presidência do Regional Sul 2 da CNBB para os próximos quatro anos.

(Fotos e colaboração: Jornalista Paulo Weber Junior).

Fonte:https://cnbbs2.org.br/