Catequese Diocesana de Jacarezinho dá Início às Formações 2019 para seus Catequistas

A Diocese de Jacarezinho deu início no último sábado, dia 02(dois) de Fevereiro às formações para seus catequistas com adultos dos decanatos da região Norte (Decanatos de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes) e região Sul (Decanatos de Ibaiti, Siqueira Campos e Jaguariaíva) simultaneamente, cada um em sua região.

A Coordenação e Assessoria Diocesana Catequética composta pelos Padres Marco Antônio Costa e Élmes Xisto Meira, a Coordenadora Liabily Thabet Mendes Dias e a coordenadora Diocesana de Catequese com Adultos Vera Segantini dividiram-se em duas equipes para assim atenderem a todos os decanatos.

A Formação para a Região Norte foi sediada pela Paróquia Santo Antônio de Pádua na cidade de Santo Antônio da Platina, e organizada cuidadosamente pelas Coordenadoras e catequistas das quatro Paróquias do município: Santo Antônio de Pádua, Santo Filomena, São José e São Judas Tadeu, das quais agradecemos a todos (as) pela dedicação e disponibilidade, com o qual prepararam tudo. Estendendo os agradecimentos também ao Pároco Padre Rosinei Toniette e ao Vigário Padre Marco Antônio Costa por abrirem as portas da Paróquia para nossas equipes de catequistas dos três decanatos da região, ao Assessor Diocesano da Catequese Padre Élmes e coordenadora Vera Segantini pelos ensinamentos e ao Padre Marcos Paulo Messias Rodrigues pela presença.

Padre Élmes deu início à formação com o Tema IVC (Iniciação à Vida Cristã), onde esclareceu e iluminou os catequistas a cerca do assunto. Na sequencia apresentou o novo material adotado pela Diocese de Jacarezinho: “Manual para Catequese com Adultos”, que propõe um processo com etapas definidas, celebrações e ritos que dão mais vigor à assimilação da vida cristã, levando o catecúmeno ou catequizando a uma verdadeira conversão, a um relacionamento pessoal e contínuo com Deus e imprime à catequese dinamismo, criatividade e caráter celebrativo.

Logo após o almoço Vera Segantini deu continuidade às explicações apresentando a estrutura, as etapas e a metodologia apropriada, que o Manual propõe, possibilitando o avanço na caminha¬da de fé do Catecúmeno ou catequizando.

Ainda sob orientação de Vera, as Coordenadoras decanais Adriana, Bárbara, Vanete e as Catequistas Irmã Edna, e Suely, conduziram a parte prática do dia, aplicando um encontro do Manual com os catequistas. Houve uma excelente assimilação do conteúdo por todos(as) os participantes, que retornaram às suas paróquias aptos a expressar, com seus catequizandos, a realidade da fé através da linguagem simbólica, celebrativa,e litúrgica. A Equipe diocesana informa que esta formação se estenderá para os(as) Catequistas com adultos ao longo do ano de 2019, tornando-os cada vez mais preparados e espiritualizados para sua verdadeira missão de evangelizadores.

Galeria de Fotos:

Texto:Bárbara Silva da Rosa Lima/Coordenadora Catequética do Decanato de Sto. Antônio da Platina.

Fotos:Alex Gonzaga