Igreja em Saída

16 de dezembro de 2018, Jaguariaíva – PR Igreja Católica chama fiéis para a missão de evangelizar de porta em porta, proclamar o reino de Deus, é continuar a missão de Jesus Cristo.

Todos os seres humanos cristãos e batizados estão sendo chamados para a missão evangelizadora da igreja, sair do comodismo ir até o irmão que precisa da luz do evangelho, levar vida nova em Jesus Cristo, afim de ter uma sociedade mais integrada, onde haja diálogo com outras religiões seja mais justa. Somos iluminados por Jesus, então devemos conduzir outra pessoa para ele.

Figura 1. Vaticano, 20 de maio de 2018 – Solenidade de Pentecostes

Igreja em saída é aquela que faz opção pelos pobres, vai em busca do mais necessitados, reconhece que somos todos irmãos, é inclusiva, vive para o bem comum de todos é missionária leva o reino de Deus onde quer que esteja. É igreja aberta ao diálogo com outras igrejas. É aquela que vive a fraternidade não tem desigualdade, é igreja pobre para os pobres, é aquela que está sempre em busca de alternativas, está cheia de ternura e misericórdia, é sensível ao problema da ecologia e do futuro da terra. Igreja em saída é ser a favor da paz, do diálogo entre os povos e da renúncia a toda violência e guerra, enfim é preciso ser uma igreja que segue Jesus Cristo tendo amor incondicional misericórdia e compaixão.

Figura 2. Cuidando de doentes– Irmã Dulce, religiosa brasileira – 26 de Maio – 1914.

Partindo da necessidade de ser “Igreja em saída”, a comunidade do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria do Município de Jaguariaíva – Pr, que tem como Pároco Reitor Padre Maycon José da Silva e o Vigário Padre Antônio de Pádua, juntamente com os membros das Pastorais e movimentos, e em sintonia com a Diocese de Jacarezinho, estão realizando um projeto para o ano de 2019  o “Ano Missionário Diocesano”, onde a partir de fevereiro estarão visitando os bairros, as famílias, para assim levar a palavra de Deus de porta em porta.

Figura 3. Painting jesus standing at the door knocking b.

Em entrevista, realizado dia 6 de dezembro de 2018, Padre Maycon José da Silva comenta sobre ser igreja em saída, a qual está sendo um grande desafio, pois para viver esse propósito, falta comprometimento dos leigos e leigas que se tem afastado e deixado de lado sua missão. Cada vez mais, as lideranças ficam nas mãos de poucos, pois devido a vida agitada e o corre-corre diário não aceitam as coordenações na Igreja e consequentemente a disponibilidade da sua missão. Assim sendo está se tornando mais difícil a renovação das lideranças e a manutenção da missão, com o ensejo de uma Paróquia permanente missionária.

Padre Maycon José comentou também como está sendo desenvolvido o trabalho no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, do município de Jaguariaíva, onde atualmente trabalha, que inicia o “ Ano Missionário Diocesano”, a fim de ir ao encontro, como proposta desta Igreja em saída, para se defrontar com as realidades contrastantes das famílias e também animar para que encontrem novas lideranças e despertar um maior interesse a vida em comunidade. A proposta é para que no terceiro domingo de cada mês, a partir de fevereiro, dois membros de cada pastoral e movimento se reúnam no Santuário para uma oração em comum, e benção de envio, para saírem em missão pelo território da paróquia, sendo um bairro ou setor cada mês. Para assim firmar esse espírito missionário na comunidade, fazendo que essa prática se torne cada   vez mais presente na comunidade.

Figura 3. Paróquia Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus da Pedra Fria – Jaguariaíva/PR

Para que todo cristão tenha a verdadeira felicidade é necessário ser missionário de Cristo, viver na alegria, viver o evangelho, ter caridade para com o próximo, acolher os excluídos fortalecer o desanimado, ir ao encontro dos afastados e unindo todos a uma só fé em Jesus Cristo.

Segundo Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2 “Precisamos ser igreja missionária e misericordiosa, envolver as pessoas no grupo de oração, buscar os afastados, rezar com os enfermos, promover a caridade aquecer os corações de todos tornando-as pequenas manjedouras onde Jesus possa nascer, pois Ele nos foi dado”!

Figura 4. Igreja unida em oração – Jaguariaíva – PR

Importante refletir, para tomar nova atitude no pensar e agir para assim transformar a sociedade mais solidaria, mais justa e humana, sendo mais uma estrela que brilha no caminho para a eternidade.

Elisabete Sobjeiro Andrzejewski

Polo: Jaguariaíva