Acolhimento,emoção e partilha marcam visita pastoral de Dom Antonio

Dia 20 de outubro de 2018, Dom Antônio Braz Benevente  Bispo Diocesano realizou visita pastoral na Paróquia São Francisco de Assis em Andirá, onde foi acolhido pelo Pároco Ilson Ribeiro Ramos com o café da manhã às 8h na casa paroquial.

A visita pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho jurídico e pastoral, que o bispo diocesano faz a todas as paróquias da diocese ao menos cada cinco anos, conforme determina o Direito Canônico (cânon 396).

No entanto, claro, mais que um ato jurídico, a Visita Pastoral é um ato de apostolado do bispo diocesano, um ato de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos; é uma intervenção dirigida pelo pastor, verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo do bispo com os fiéis.

Padre Ilson acompanhou Dom Antonio, nas visitas que iniciaram às 8h30,  Capela São José Operário Vila Rural Alfaville, 9h30-Capela Santo Izidora Aguá Preta, 10h -Capela Nossa Senhora Rainha da Paz-Vila Rural Recanto Feliz,10h30, Capela Nossa Senhora Aparecida Patrimônio, 11h, Capela Santa Luzia bairro Dalosse, 11h30, Capela São Gabriel Timbúri, 12h retornou a casa paroquial para almoço. As 13h30, o seminarista Caio Murilo também acompanhou Dom Antonio onde visitou a Capela Santa Inês, 14h30, reunião com CEP, 15h. Reunião com o CPP, 16h30, encontro com os jovens e catequese,17h Oração do Terço com os Jovens e a catequese, 17h30, Capela Santa Josefina Bakita Ingazão. para dirigir-lhes algumas palavras de orientação e de ânimo. Seu verdadeiro desejo é de que nos tornemos de fato uma paróquia renovada – comunidade de comunidades. Este ser missionário, segundo o Bispo, se manifesta na acolhida fraterna, alegre e solidária que deve ser uma característica essencial das comunidades paroquiais.

A Visita Pastoral é ainda uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora. Neste sentido, Dom Antonio insistiu no Plano Diocesano da Ação Evangelizadora que priorizam a família e a missão, destacando a célebre expressão do Papa Francisco: sermos uma Igreja em saída, e na Abertura do Ano Missionário Diocesano,que terá início dia 08 de Dezembro 2018 na Catedral Imaculada Conceição em Jacarezinho.

A visita foi encerrada com a Santa Missa presidida por Dom Antonio na Paróquia São Francisco de Assis, às 19h, e concelebrada pelo Padre Ilson,auxiliando como acólito o seminarista Caio Murilo.

Ao término Dom Antonio, agradeceu a acolhida da comunidade e, com carinho, a motivou a continuar no crescimento da fé e da missão.

Ao nosso Bispo Diocesano nossa gratidão profunda pela visita pastoral!

GALERIA DE FOTOS:

Fotos:Dom Antonio Braz Benevente