Jacarezinho participa do 10º Encontro Interprovincial de Seminaristas em Londrina

Londrina-PR foi sede do X Encontro Interprovincial de Seminaristas que reuniu as províncias eclesiásticas de Londrina e Maringá: Arquidioceses de Londrina e Maringá e as Dioceses de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. O evento foi realizado dia 07 de setembro.

O tema do encontro foi “Cada comunidade, uma nova vocação”, e com o lema “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19). O evento teve início às 8h com recepção e café da manhã. Às 9h15 o Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz presidiu celebração eucarística.

Concelebraram o Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Anuar Batistti, e os Bispos Diocesanos, Dom Manoel João Francisco (Diocese de Cornélio Procópio) e Dom Frei João Mamede Filho, (Diocese de Umuarama) e padres formadores.

Em sua homilia, Dom Geremias ressaltou a urgência de cada seminarista se conformar a Cristo Jesus para poder ter um ministério sacerdotal autêntico e evangélico. Também salientou que todo seminarista deve ser anunciador da comunhão de toda Igreja. Pois, sem essa categoria o anúncio é vazio e inautêntico.

Após a celebração eucarística, os seminaristas participaram de uma palestra formativa com o psicólogo psicanalista Wellington Heleno da Silva, com o tema: “A formação humana frente aos desafios do sacerdote na sociedade atual: o desafio do SER numa cultura do TER”.

Por fim, aconteceu um almoço festivo com todos os presentes, com o sorteio de brindes, seguido por um “Show de Prêmios”, momento desportivo e café da tarde de despedida. A grande intenção do evento há dez anos é promover entre os seminaristas, os futuros presbíteros das (arqui) dioceses e padres formadores um espírito de comunhão e fraternidade, para que no futuro possam no exercício de seu ministério sacerdotal sentir e viver a Igreja como uma realidade mais missionária. A XI edição do Encontro Interprovincial de Seminaristas ainda não está confirmada, mas pela sucessão histórica, provavelmente será realizada na Diocese de Apucarana (PR).

Fotos:Clique aqui

Com informações da Arquidiocese de Londrina.

Postagem:Rosangela da Graça Martinski/Coord PASCOM Diocesana