Jovem da Diocese de Jacarezinho é enviada para Missão na África

A Diocese de Jacarezinho (PR) celebrou neste 6º domingo da Páscoa, 06 de maio de 2018, o envio da jovem Mariana Baião para a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. A missa na Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio da Platina (PR), foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente, e concelebrado pelos padres Rosinei Toniette, Nelson Gualiume, Marco Antônio Norberto da Costa, e contou com a presença de seminaristas, familiares, amigos da missionária.

Antes do início da missa foi feito a entronização dos santos padroeiros das missões: São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, realizada pelo Grupo de Cantos Sementinhas e pela Infância Missionária.

No momento do Creio, Dom Antônio acendeu a vela no Círio Pascal e entregou a Mariana, que ficou de joelhos, e os padres impuseram-lhe as mãos rezando pelo seu envio. Em seguida Maria Luiza, que também fez essa caminhada do COMIDE (Conselho Missionário Diocesano), entregou à Mariana a Bíblia, e Odaril José da Rosa, Coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional) entregou a Cruz.

Em sua homilia, Dom Antônio afirmou: “comemorando os 92 anos da Diocese de Jacarezinho, estamos enviando a primeira missionária jovem à missão, que seja um sinal para que os outros jovens se motivem a irem em missão”. Brincando, Dom Antônio, disse que Mariana tem 8 anos para ficar na Guiné-Bissau, voltando para o centenário da Diocese. O bispo fez ainda uma retrospectiva dos evangelhos anteriores, nos quais Jesus diz ser o Bom Pastor, ser a Videira, e hoje pede para permanecer no seu amor e no próximo enviará os discípulos para irem ao mundo pregar o Evangelho. “Nesta missa de envio, estamos fazendo com que o ide aconteça”, enfatizou Dom Antônio que, por fim, parabenizou os pais de Mariana pela coragem de doá-la à missão.

No ofertório foram apresentadas flautas doces que serão doadas para a missão de Guiné-Bissau. Rosangela, que foi catequista da Primeira Comunhão de Mariana, se comprometeu com a toda a comunidade a rezar pela missionária.

Após a bênção final, Mariana foi convidada a frente para receber o abraço e uma rosa dos amigos. Entre lágrimas Mariana sentiu o carinho de todos.

Mariana, junto com Frei Bernardo Luz, da Diocese de Umuarama (PR), viajarão para Guiné-Bissau no próximo dia 19 de maio. Agradecemos a generosidade desses missionários e pedimos para eles as graças para viverem a anunciarem Jesus com alegria junto ao povo africano.

Fotos:Clique aqui

Texto:Marcio Candido