Encontro de Noivos e Legitimação

No último domingo, dia 8 de abril de 2018, aconteceu no salão paroquial do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria em Jaguariaíva- Pr, o “Encontro de Noivos e Legitimação” deste ano. Quatorze casais participaram desta experiência, em uma tarde de reflexão de diversos temas do cotidiano de um casal, de forma descontraída, com momentos de oração profunda, testemunhos de fé e de surpresas para os noivos. Além de belas e animadas canções conduzidas pelo ministério de música Marcos.

Alternando momentos de oração e reflexão, canção e palestras, os noivos receberam formação sobre vários assuntos relacionados à vida matrimonial: Padre Antônio de Pádua abriu o encontro com uma oração especial aos noivos, Elisângela Trentiny falou sobre os Sacramentos; José Carlos Tessarini teve a oportunidade de desenvolver o tema “Humanização da Genitalidade Masculina, Sexualidade Feminina e Planejamento Familiar”; A Família Cordeiro da Cidade de Andirá – Paraná, que testemunhou sobre a “Importância da Oração  e Experiência de Vida de Igreja”; Fábio Ferreira do Amaral tirou dúvidas e esclareceu pontos importantes sobre “Casamento civil” e João Francisco dos Santos Samoroski sobre o Casamento Religioso. Para o casal aprender a confiar no outro houve a dinâmica com o tema “ Cabra – Cega”. Ao final, todos os casais encontristas receberam o certificado para a preparação do Sacramento do Matrimônio.

A Pastoral Familiar assumiu a condução deste encontro através dos formadores agentes do matrimônio, que se basearam no livro: Matrimônio: Encontros de Preparação – publicação da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF/CNBB e também pelo Diretório de Pastoral Familiar- Doc. CNBB 79.

Nossos agradecimentos a Família Cordeiro da Cidade de Andirá – Pr, que abrilhantou nosso encontro com um importante testemunho de vida e de conversão cristã.

Foi muito bom á experiência das palestras e o que as pessoas falaram sobre momentos vividos. É muito bom ver a superação. Isso nos motiva e encoraja a buscar cada vez mais a Deus.

Só podemos agradecer pela tarde de fé e oração, pela vivência com todos os casais. Todos os temas foram válidos e vamos levar para nossas vidas, por toda a experiência vivida.

O encerramento foi com a Missa das 19h30, onde os noivos receberam uma Benção do Padre Antônio de Pádua. Os casais saíram tocados e edificados na fé, manifestavam de forma espontânea a alegria e o quanto foi especial participarem do encontro. A Pastoral Familiar agradece a todos os envolvidos e se prepara de coração aberto para as próximas atividades.

Fotos:Clique aqui

Texto: Priscila Leite Souza Samoroski e João Francisco dos Santos Samoroski

Coordenadores da Pastoral Familiar SBJ.

Publicação:Rosangela da Graça Martinski/Coord PASCOM Diocesana