Celebrando os 42 Anos da Presença de Santo Inocêncio em Tomazina

32

A Paróquia Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, Tomazina-PR, celebrou com júbilo e alegria os 42 anos da chegada das relíquias de Santo Inocêncio ao Município. As sagradas relíquias de primeira classe, isto é, ossos do Santo, foram trazidas para Tomazina no dia 09 de novembro de 1975, elas foram acolhidas por uma multidão de aproximadamente 20 mil fiéis.

Isso aconteceu pela Providência Divina e mediante ao trabalho de Frei Carlos Maria e de seu coadjutor, Frei Mario Massarente, que através de muitas negociações, conseguiram autorização para trazer as relíquias da Cidade de Lendinara na Itália para Brasil. Desde então, as relíquias de Santo Inocêncio Mártir enriquecem a Igreja Paroquial/ Santuário de Tomazina e convidam muitos devotos a confiarem na sua intercessão junto a Deus.

Tomazina recebeu a missão de ser a Guardiã das relíquias de Santo Inocêncio Mártir e de propagar a fé na intercessão dos santos. Fazendo memória a esse evento histórico que mudou a vida de fé do Povo Tomazinense e dos fiéis católicos da região, o Padre Pedro Claudino Nunes, Pároco e Reitor do Santuário, o Padre Marcelo Gonçalves Mendes, Vigário Paroquial, e toda liderança do Conselho Pastoral Paroquial organizaram uma programação religiosa para celebrar com solenidade os 42 anos.

Como preparação espiritual para o dia 9 de novembro, a Comunidade participou de um Tríduo, isto é, três Celebrações Eucarísticas que começaram na segunda-feira, dia 6, e foram concluídas na quarta-feira, dia 8 de novembro. Padre Pedro e Padre Marcelo se revezaram na presidência das Celebrações do Tríduo.

Durante o dia 9 de novembro, aconteceram três Missas, às 10h, às 15h e às 19h30 que também ficaram sobre a responsabilidade dos padres que cuidam do Santuário. Nessas Celebrações Eucarísticas muitos foram os Tomazinenses, da Cidade e dos bairros rurais, que manifestaram seu amor a Deus e a Santo Inocêncio; além de uma grande multidão de romeiros vindo de outros municípios.

Eles receberam Sacramento da Eucaristia e também tiveram a oportunidade se confessarem e acolher a Graça das Indulgências Plenárias. Como Presidente da última Missa do dia 9 de novembro de 2017, Padre Pedro agradeceu a todos os que se fizeram presentes, Tomazinenses e visitantes. De modo especial, o Reitor também destacou o trabalho incansável das pessoas que trabalharam nos dias que antecederam e principalmente aos que se doaram o dia inteiro para fazer o melhor para acolher os romeiros.

A Pastoral da Acolhida do Santuário Tomazinense é formada por pessoas que oferecem o seu tempo por amor a Deus e a Santo Inocêncio. Tendo a consciência que o Santuário é o lugar da manifestação da Misericórdia de Deus, os Padres reforçam o convite para sempre estarem visitando Tomazina e lembram que todo dia 9 de cada mês há uma programação especial com atividades no Santuário e acolhida dos romeiros com a venda de deliciosos pastéis.

Para os dias 9 de cada mês, o Santuário fez uma parceria com as Mulheres do Café, do Bairro rural Tomazinense do Matão. Durante os dias 9, elas estarão presentes para vender seus produtos e divulgar esse importante trabalho. Essa prática mostra que o turismo religioso, além de evangelizar, fomenta o desenvolvimento do município.

CLICAR NAS FOTOS:

 

FONTE:PADRE MARCELO GONÇALVES MENDES/ASSESSOR PASCOM DIOCESANA

PUBLICAÇÃO:ROSANGELA DA GRAÇA MARTINSKI/COORD PASCOM DIOCESANA

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

*