Irmãs Carmelitas Um chamado mais que especial

Irmãs Carmelitas Curitiba

Deus se manifesta principalmente no seio das famílias que vivem em comunidades orantes, com forte atuação de sacerdotes fiéis, zelosos e de sólida formação espiritual, através dos muitos chamados que faz às diversas ordens e congregações religiosas, de maneira que possam dar o seu “sim”, livre e decisivo para bem servi-lo.

Assim foi com Vania Cristina da Silva, da Paróquia São Sebastião de Wenceslau Braz (na ocasião administrada pelo admirável Pe. Leon); ela entrou para o Carmelo em Curitiba no ano de 1.999 e após concluir o período de noviciado, fez sua profissão solene no dia 15/10/2005 (dia da festa de Santa Teresa, fundadora do Carmelo), passando a se chamar Ir. Vania Cristina da Mãe de Deus.

Algum tempo depois, Deus suscitou no coração de mais uma brazense, o desejo de servi-lo integralmente: Roselei Cruz de Souza, que entrou para o Carmelo, fez seu período de noviciado e teve a profissão solene realizada no dia 01/05/2013, com o nome de Ir. Isabel dos Anjos.  (Também se tem conhecimento de mais duas irmãs brazenses, de vida contemplativa, que vivem no convento da cidade de Céu Azul, PR).

Além dos momentos de Oração, silêncio e meditação, as irmãs Carmelitas fazem diversos trabalhos manuais como paramentos religiosos, enxovais para cama, mesa e banho, com seus lindos e caprichosos bordados; todos os produtos do dedicado trabalho das irmãs ficam no bazar anexo ao Carmelo, à disposição da comunidade que ao adquiri-los contribui com a manutenção e despesas do convento.

Em se tratando da sede da diocese de Jacarezinho, PR, essa também foi contemplada com uma filha carmelita – Célia Regina Taborda Ribas – que ingressou no Carmelo, cumpriu seu noviciado e fez a profissão solene no dia 01/05/2016, recebendo o nome de Ir. Maria José de Jesus.

Por solicitação do Carmelo do Rio Grande, RS (o terceiro convento carmelita do Brasil) que tem poucas irmãs, na maioria idosas e doentes, o Carmelo de Curitiba, comovido com a situação, enviou Ir. Vania Cristina da Mãe de Deus para dar apoio de Outubro de 2016 a Outubro de 2017. Com seu retorno para o Carmelo de Curitiba tal missão ficou a cargo de Ir. Isabel dos Anjos, que atualmente presta seu auxílio àquela comunidade.

Irmãs Carmelitas Rio Grande-RS

Oxalá Deus suscite nos corações de muitas jovens o desejo ardente de serem missionárias, a exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, dentro da clausura.

Fonte:Terezinha Pereira da Silva Oliveira.

PUBLICAÇÃO PASCOM DIOCESANA: ROSANGELA DA GRAÇA MARTINSKI

Please enter your comment!