Missão Diaconal na Diocese do Alto Solimões – AM

77

Em setembro próximo passado, esteve em Missão na Diocese do Alto Solimões no Amazonas,o Diácono Permanente Antonio,onde foi participar do módulo de formação dos 14 Candidatos a Diáconos daquela Diocese, ordenação programada para o inicio do ano de 2019.

São os primeiros Diáconos da Diocese o qual é Bispo Dom Adolfo Zon Pereira, a Cidade de São Paulo de Olivenças tem 35 mil habitantes e fica a cinco horas de barco da sede da Diocese que é Tabatinga e a mil quilometros de Manaus. Foi a convite do Padre Isaias missionário da Diocese de Limeira que já esta na cidade de São Paulo de Olivenças há 6 anos e coordena a Escola Diaconal da Diocese, e que ainda no inicio do ano de 2018 retornara a sua Diocese de origem, que o Diácono Antonio foi participar do módulo de setembro.

Dos 14 candidatos dois são indígenas da etnia Ticuna, que tem grande população na Diocese. A ação teve contribuição financeira da Comissão do Regional Sul II dos Diáconos, da Comissão Diocesana dos Diáconos da Diocese de Maringá e de Jacarezinho. A Comissão dos Diáconos da Regional Sul II foram os patrocinadores do módulo de setembro, onde através da campanha de venda de um boné, houve arrecadação do valor para custeio do módulo.

A dificuldade de locomoção pelo território paroquial é imenso pois fora da cidade os acessos somente são realizados por pequenos barcos e que para chegar a uma comunidade a viagem dura de três a quatro horas, enfrentando o rio e seus perigos, que normalmente se vê grandes árvores descendo o rio, ou caídas que muitas vezes não são percebidas pela coloração da água que impede vê-las.

É uma região muito carente, com várias deficiências, mas a maior é o isolamento pela distancia e pela dificuldade de locomoção que é somente por barcos, mesmo assim os Padres e Freis se dedicam a Missão de levar a Jesus Cristo e a Boa Nova a todos lugares, sejam perto ou longínquos, com dedicação e abnegação. Um pedido do Padre Isaías a todos é que “Rezem sem cessar para que haja missionários, pois a Messe é grande e os trabalhadores e trabalhadores são poucos”.

Clicar na Fotos:

Fonte:Diácono Permanente Antônio Donizete da Silva Godoy

PASCOM DIOCESANA DE JACAREZINHO: Rosangela da Graça Martinski

Please enter your comment!