V Concentração Diocesana dos Ministros Eucarístia.

201

No dia 30 de julho de 2017 aconteceu a V Concentração Diocesana dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) no Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus em Ibaiti – PR. A Concentração começou na Paróquia Santo Antonio de Pádua onde os ministros tomaram o café da manhã. Todos foram recepcionados pelo pároco Padre Valter Roberto Pereira que fez a oração inicial com o Santíssimo exposto para adoração dos ministros. Depois todos saíram em procissão com o Santíssimo Sacramento rumo ao Santuário. Todos iam cantando, rezando e agradecendo a Jesus por esta missão tão bonita.

Chegando ao Santuário o Diácono João Batista Vilas Boas, coordenador diocesano dos ministros acolheu a todos juntamente com o reitor do Santuário Padre Vagner Faustino e o Diácono Antonio Donizete da Silva Godoy.
Logo após a Irmã Santina do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt fez uma palestra com o tema: “Maria custódia viva de Jesus.” Irmã Santina explicou que Maria não só gerou o Cristo, mas serviu Ele no seu dia-a-dia. Maria foi a custódia (portadora) de Cristo ao visitar sua parenta Isabel.

Assim é o ministro ao levar a Eucaristia aos enfermos e idosos e também aos fieis durante a missa. Ali ele passa a ser a custódia de Cristo a exemplo de Maria. Antes de saírem para o almoço rezaram a oração do Ângelus.

Depois do almoço o Diácono João Batista disse que os ministros da Diocese de Jacarezinho é um “batalhão” de mais de 2500 pessoas. Eles são os pés, as mãos e o coração misericordioso de Jesus que vai ao encontro dos mais necessitados. Em alguns lugares é o único rosto da igreja presente nas comunidades.

Às 13h30 o seminarista Caio Murilo com Tema o “MESC servo de Deus no mundo”. “A Igreja não pode prescindir desta obra, porque lhe é conatural enquanto Povo de Deus e porque dela necessita para realizar a própria missão evangelizadora” (cf. Instrução acerca de algumas questões sobre a colaboração dos Fiéis Leigos no Sagrado Ministério dos Sacerdotes, 1997). Portanto, na Igreja Católica como menciona o cân. 1752: “… tendo-se sempre diante dos olhos a salvação das almas, que deve ser sempre a lei suprema na Igreja” (Código de Direito Canônico), os ministros extraordinários devem cooperar com os ministros ordenados para a edificação do Reino de Deus”.

Às quinze horas o reitor Padre Vagner Faustino celebrou a Santa Missa. Em sua homilia Padre Vagner disse que o Senhor nos procura e nos chama sempre na hora d’Ele. E esta missão, de ser ministro, é para estas pessoas que receberam este chamado especial do Senhor. O ministro deve desenvolver seu ministério enquanto for da vontade d’Ele, inclusive tendo uma intimidade com Jesus Eucarístico pela oração e visita ao Santíssimo Sacramento.

Foi um dia muito bonito e maravilhoso, com a presença de mais de 800 ministros de toda a diocese. Os ministros foram embora alegres, com a sua fé renovada e seu amor a Eucaristia, centro da vida da Igreja, aumentado. Parabéns a todos que participaram e aqueles que trabalharam para que este evento acontecesse.

Fotos , matéria / Pascom Santuário

COORD PASCOM DIOCESANA JACAREZINHO:ROSANGELA DA GRAÇA MARTINSKI

Please enter your comment!