Dom Geremias Steinmetz é Nomeado Arcebispo de Londrina

169

Na manhã de hoje, 14, o Papa Francisco transferiu Dom Geremias Steinmetz da Diocese de Paranavaí para a Arquidiocese de Londrina, vacante desde 21 de janeiro desse ano, quando Dom Orlando Brandes tomou posse na Arquidiocese de Aparecida (SP). Dom Geremias será o quinto Arcebispo de Londrina.

Dom Geremias foi o quarto Bispo de Paranavaí. Foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI em 5 de janeiro de 2011. Sua ordenação aconteceu em 25 de março do mesmo ano, em Francisco Beltrão. Tomou posse em Paranavaí dia 9 de abril de 2011, onde permaneceu como bispo até a presente data.

No Regional Sul 2, Dom Geremias tem atuado junto à Caritas, à Comissão Pastoral da Terra e também como Vice-Presidente do Regional. Foi também referencial da Pastoral da Liturgia. A notícia de sua transferência foi acolhida com muita alegria pelo Regional Sul 2 da CNBB.

Quadro dos Bispos no Regional Sul 2

Com a nomeação dos padres Francisco Cota de Oliveira e Amilton Manoel da Silva para bispos auxiliares de Curitiba, dia 7 de junho, restam vacantes as Dioceses de São José dos Pinhais e Paranavaí.

Biografia

Dom Geremias Steinmetz nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (PR), Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Filho de Carlos Nicolau e Ana Maria, quinto de nove irmãos. Estudou na Escola Municipal José de Alencar, em Sulina. Em fevereiro de 1977, entrou no seminário São João Maria Vianney em Palmas. Fez o curso filosófico na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (FAFI) e o curso teológico no Instituto de Teologia de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis. Fez o Mestrado em Liturgia no Instituto Santo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado presbítero por Dom Agostinho José Sartori, em 9 de fevereiro de 1991. Como presbítero, exerceu os seguintes ministérios: Pároco na Catedral Senhor Bom Jesus e Concatedral de Francisco Beltrão; pároco na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Palmas e paróquia de Cristo Rei em Francisco Beltrão; reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Instituto Sapientia de Filosofia em Francisco Beltrão e de Liturgia na Faculdade Missioneira do Paraná, em Cascavel; assessor Diocesano da Pastoral da Criança, da Liturgia e da Catequese e Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

Fonte: Cnbb2

PASCOM DIOCESANA:Rosangela da Graça Martinski

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

*