Falece Dom Alfredo Novak, Bispo Emérito de Paranaguá (PR)

1506652_1637544069806263_8620732571834927339_nO Regional Sul 2, a Diocese de Paranaguá comunicam com pesar o falecimento de Dom Alfredo Ernest Novak, aos 84 anos.

Dom Alfredo foi o segundo bispo de Paranaguá. O Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de São Paulo, a 19 de abril de 1979, ordenando-se a 27 de maio seguinte pelo próprio Papa.  A 15 de março de 1989, Dom Alfredo foi transferido para a Diocese de Paranaguá, tomando posse a 13 de maio do mesmo ano.

Velório

Hoje, dia 04 de dezembro, Dom Alfredo será velado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Campina Grande do Sul durante todo o dia.  No inicio da noite o seu corpo será transladado para a nossa cidade de Paranaguá,  chegando às 21h30 no  Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Às 22h haverá a Santa Missa de corpo presente, seguindo o velório com vigília durante toda a noite. Amanhã, sexta-feira, 05 de dezembro, às 6h da manhã haverá a missa de despedida de Dom Alfredo do Santuário do Rocio. Logo após o corpo de Dom Alfredo será transladado para a Catedral Nossa Senhora do Rosário, onde será velado o dia todo. E no sábado às 09h será celebrada a Santa missa de corpo presente presidida por Dom João Alves dos Santos, concluindo com o sepultamento de Dom Alfredo
Novak.

Biografia

Dom Alfredo Novak, Redendorista, norteamericano, nasceu em Dwight, Nebraska, a 02 de junho de 1930, filho de Frank Novak e Mary Tomes. Fez seus estudos nos seminários redentoristas. Ordenou-se a 02 de junho de 1956.  Veio para o Brasil, a 29 de abril de 1958. Por dez anos foi missionário no Estado do Amazonas. De 1968 a 1979, exerceu a função de Coordenador dos Meios de Comunicação Social e da Campanha da Fraternidade.

Atividades como bispo de Paranaguá
Construiu o Seminário Senhora do Rocio em Campina Grande do Sul. Incentivou profundamente a devoção a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, levando sua imagem a todas as paróquias do Paraná, passando pelos 399 municípios paranaenses durante três anos, preparando o Jubileu do Novo Milênio no ano 2000.
A 15 de novembro de 1999, na festa anual de Nossa Senhora do Rocio, reuniu em Paranaguá cinquenta mil devotos, com a presença de todos os Bispos do Paraná. Criou novas paróquias em Paranaguá, Pontal do Sul e Campina Grande do Sul. Levou diversas congregações femininas a sua Diocese. Ordenou diversos padres diocesanos. Declarou a igreja de Nossa Senhora do Rocio Santuário Diocesano, e, os Bispos a declararam santuário estaduais, em 2004.

???????????????????????????????

O Regional Sul 2 louva a Deus pela vida deste grande bispo. Dom Alfredo foi um pastor solícito, zeloso do rebanho que a Igreja lhe confiou. A Igreja paranaense agradece Dom Alfredo pela sua vida doada nessas terras e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos.

Fonte: CNBB Regional Sul 2

PASCOM DIOCESANA: Rosangela da Graça Martinski